sexta-feira, 15 de junho de 2012

gran torino


título original. GRAN TORINO

realização. clint eastwood.
argumento. nick schenk.
protagonistas. clint eastwood. bee vang. ahney her.
género. drama.
duração. 116 min
ano.
2008
sinopse. walt é um viúvo que preenche os dias com a reparação da casa, cerveja com os amigos e idas ao barbeiro. as pessoas a quem chamava vizinhos foram substituídas por imigrantes, que ele despreza. até ao dia em que começa a compreender algumas verdades sobre as pessoas que ele não considerava vizinhos... e sobre si mesmo. [imdb-do-filme]

avaliação
[ muito bom ]



gran torino
não é acerca do carro, o ford de 1972 que o protagonista possui, mas serve de ponto de partida (e chegada) ao argumento, uma história real de amizade, laços de afecto e sacrifício
.


walt é um setentão preconceituoso e antiquado que não gosta nada de ver a vizinhança cheia de estrangeiros «olhos em bico»; veterano da guerra da coreia, o rezinga isola-se muito após a morte da esposa, afastando os filhos e os netos quando estes lhe sugerem a mudança para um lar de séniores (prejudicando uma relação que já era instável).

a zona onde walt vive tornou-se perigosa com o passar dos anos, onde se passeiam impunemente gangues de rapazes. estes gangues têm rituais de iniciação e recrutam entre os miúdos locais, quer eles queiram quer não
. quando fazem marcação cerrada ao miúdo da família vizinha de walt, eles espanta-os com a arma que traz sempre, o que lhe granjeia a admiração dos vizinhos. 



um dos melhores momentos do filme
(olha que 3!)

o que se segue é a evolução dos laços de amizade e camaradagem entre pessoas de cultura e mentalidade diferentes, que aprendem a respeitar-se além da idade e das origens. as interpretações são muito boas e os momentos dramáticos bastante realistas.

de vez em quando walt lança uns trejeitos à dirty harry, mas o filme mantém-se dramaticamente lúcido e com momentos de humor pontuais. gran torino não é racista, embora o protagonista seja tudo menos agradável nas palavras para todos aqueles que não são brancos, mas isso é inerente à personagem e não ao filme. este foi anunciado como o último filme de eastwood como actor, mas tendo em conta a sua qualidade como realizador, não tenho pena.

um excelente drama contemporâneo
.

»»»

curiosidade: entre os hmongs, acredita-se que a cabeça humana contém a alma, pelo que tocar na cabeça de alguém é considerado muito desrespeitoso.


»»»

. a mexican, a jew and a colored guy go into a bar. the bartender looks up and says, "get the fuck out of here" .

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...