domingo, 16 de outubro de 2022

hellraiser (2022)

    

[ bom ]

título original. hellraiser.

género. terror. thriller. mistério.
duração. 2h 1min
ano.
 2022

realização. david bruckner.
argumento. ben collins. luke piotrowski. david s goyer.

protagonistas. odessa a'zion. jamie clayton. adam faison. goran visnjic. brandon flynn. selina lo.
sinopse. reboot do filme homónimo de 1987, é a história de uma caixa mágica que serve para conjurar criaturas de uma outra dimensão. [imdb]
 
---

o mais recente hellraiser, da plataforma de entretenimento hulu, é um reboot da história de clive barker, adaptada pelo próprio em 1987 (hellraiser - fogo maldito). um reboot é uma reformulação de um conteúdo anterior, mantendo o nome mas adaptando a história e criando uma versão nova.
 
Fonte: Google Images
 

assim, hellraiser oferece uma visão inédita da história de barker, 'the hellbound heart' (1986), e distante q.b. do filme de culto de '87.

estão de volta os sádicos cenobitas, com o líder pinhead a ser interpretado por uma mulher
pela primeira vez.

Fonte: Google Images

os humanos na mira dos sádicos são jovens adultos, nenhum deles particularmente simpático. há conflitos, discussões e comportamentos irresponsáveis, alimentados por álcool, drogas e imaturidade. 
 
dois deles, trevor e riley (a protagonista) encontram a caixa puzzle maldita, fazem uma série de más escolhas, e o grupo acaba numa mansão isolada à mercê dos cenobitas, tentando sobreviver como podem enquanto um ritual macabro está em marcha.
 
Fonte: Google Images

o realizador david bruckner (dele ainda só vi o ritual, e gostei) é fiel ao espírito do original mas não mais do que isso. há mais nudez e menos desvios sexuais, menos sobressaltos e mais referências religiosas. o filme começa bem mas vai perdendo vapor.
 
o argumento tem um par de surpresas mas segue uma fórmula morna, que nos habituámos a ver noutros filmes de terror. o filme é elevado pelos efeitos especiais e pelos avanços na área da maquilhagem e próteses desde 1987, substituindo o cabedal dos cenobitas dos filmes anteriores por camadas de pele, tendões e músculos, reveladores de mutilações extremas.

Fonte: Google Images
 
as novas criaturas estão muito bem caracterizadas, mais orgânicas (a weeper, o masque e o asphyx são os meus favoritos) mas menos carismáticas; a história tem menos luxúria, zero sado-maso e hedonistas menos extremos. o potencial da história original continua lá e os cenobitas permanecem personagens extraordinárias.

o resultado é um filme bonzinho, menos desconfortável e inovador que o material de origem
e o filme de '87. a moral no final é bem executada e faz sentido. aguardemos a sequela.

»»»
.
explorers in the further regions of experience. of sensation's rim. our gifts are boundless .
»»»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...