sexta-feira, 1 de junho de 2012

erin brockovich



título original. ERIN BROCKOVICH

realização. steven soderbergh.
argumento. susannah grant.
protagonistas. julia roberts. albert finney. aaron eckhart.
género. biografia. drama.
duração. 131 min
ano.
2000
sinopse. erin brockovich é uma divorciada sem papas na língua. ao começar a trabalhar num escritório de advogados, repara nuns registos médicos e começa a investigar; descobre então a existência de águas contaminadas numa comunidade local, causadoras de doenças graves. [imdb-do-filme]

avaliação
[ bom ]


erin brockovich é um filme que entretém bastante, com uma história humana e uma protagonista engraçadamente brejeira, que rendeu um óscar a julia roberts.

erin, enrascada com contas, sem trabalho e com três filhos para criar, descobre que a sua lábia popular e roupa justa não estão a jogar a seu favor na vida. quando finalmente consegue um emprego a trabalhar para um advogado, "tropeça" num caso que se tornou uma batalha legal contra uma das maiores empresas americanas, a pg&e.

a persistência e esforço desta mulher
conseguiu provar que a companhia estava há 30 anos a contaminar a água de hinkley com crómio. durante anos investigou o tema a fundo, fez recolhas de amostras de água e entrevistou vários moradores. o saldo: conseguiu a maior indemnização por danos dos estados unidos; os 600 moradores afectados, quase todos doentes com cancro, foram ressarcidos em cerca de 240 milhões de euros (400 milhões de dólares)


finalmente, um filme onde o aaron eckhart tem um aspecto atraente!

o filme é inspirador e ser uma história verídica torna-o maior, provando que pela iniciativa individual se pode conseguir preservar o ambiente e defender a saúde pública. claro que a máquina de hollywood ajudou a embelezar muita coisa, mas não deixa de ser uma mensagem poderosa.  

o maior trunfo do filme é a interpretação de julia roberts como erin, que dá uma personagem tão peculiar que mais parece encomendada. as melhores cenas são as que aliam o desembaraço de brockovich  à forma como não alinha com formalismos (como as reuniões legais e as conversas com o patrão, o advogado ed masry); a personagem de aaron ekchart como george está muito bem conseguida, com um motoqueiro a fazer de ama seca (e esta, hein?).

um filme divertido, com pózinhos de ficção.
»»»

curiosidade: julia roberts ganhou o óscar de melhor actriz pelo papel e esqueceu-se de agradecer a erin durante o discurso do prémio.


»»»

. i just went out there and performed sexual favors. 634 blow jobs in 5 days... i'm really quite tired .

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...