domingo, 24 de junho de 2012

a descida



título original. THE DESCENT

realização e argumento. neil marshall.
protagonistas. shauna macdonald. natalie mendoza. alex reid. myanna buring.
género. terror.
duração. 100 min
ano.
2005
sinopse. um ano depois de um trágico acidente, seis amigas reencontram-se para a sua viagem anual, desta vez numa zona remota nas montanhas. quando exploram uma caverna, uma rocha cai, bloqueando a saída; o pânico instala-se quando a líder da expedição revela que as levou a uma gruta inexplorada. [imdb-do-filme]

avaliação
[ muito bom ]



a descida / the descent
é dos melhores filmes de terror da última década, misturando habilmente suspense com acção, onde não faltam emoções fortes.


a história centra-se num grupo de amigas que se junta anualmente para praticar um evento radical, aproveitando para conviver e reforçar os laços. desta vez, a reunião tem uma sombra de tristeza, pois uma delas, sarah, passou por um período muito difícil desde a última vez em que se viram e isso limita as conversas.
 

tudo parece voltar aos bons velhos tempos quando a mais aventureira de todas, juno, desafia o grupo a explorar um sistema de cavernas locais. tudo parecer correr bem, a conversa flui sem problemas até que a saída é bloqueada e juno confessar que, afinal, estão num sistema inexplorado, que ela esperava que fosse baptizado pelo grupo.


a descida ao terror inicia-se quando as aventureiras descobrem que 1) ninguém sabe que estão ali porque a gruta não está reconhecida nos mapas, 2) não estão sozinhas na gruta, e 3) não têm equipamento suficiente para sobreviver muito tempo debaixo da terra. isto vai extremar as acções e a dinâmica entre amigas, que vão ter de sobreviver a uma situação claustrofobicamente assustadora. 

o filme mete medo, em grande parte pelo inteligente jogo de câmara e iluminação. o argumento é consistente e credível e o elenco faz um bom trabalho. o suspense cresce gradualmente até ao final do filme, numa construção inteligente de ritmo e revelações.
 

um excelente filme de terror, um dos meus géneros favoritos.

nota: o poster do filme está espectacular.

»»»

curiosidade: o título do filme refere-se não só à descida às cavernas mas também ao decrescente grau de sanidade das personagens.


»»»

. i'm an english teacher, not fucking tomb raider .

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...