sábado, 24 de setembro de 2011

os rapazes não choram



título original. BOYS DON'T CRY

realização.
kimberly peirce.
argumento. kimberly peirce. andy bienen.
protagonistas.
hilary swank. chloë sevigny. peter sarsgaard.


género.
biografia. drama.
duração.
118 min

ano.
1999

sinopse. brandon teena chega a uma pequena cidade no nebraska e rapidamente se torna num rapaz popular. a vida corre-lhe bem e namora a rapariga mais bonita da cidade, mas esquece-se de lhe mencionar um importante detalhe: é uma mulher. tudo se complica quando o seu melhor amigo descobre a verdade, dando origem a uma tragédia. [site-oficial-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  boys don't cry / os rapazes não choram é um filme baseado em factos reais, relatando a trágica história de teena brandon, uma jovem que queria mudar de sexo.

o filme é cruel e violento, acompanhando o percurso de brandon quando este se muda para uma cidade do interior e começa a namorar uma atraente rapariga, lana, e a dar-se com o irmão dela. com um corte de cabelo rente, tiques calculados e chumaços nos sítios-chave, oculta habilmente o seu verdadeiro sexo.

sem meios financeiros para financiar a operação, vive como pode na sua situação.
apesar de bem integrado pela família e amigos de lana, o sonho de ser um homem persiste e sair dali torna-se premente. a sua permanência numa cidade provinciana e cheia de preconceitos revelar-se-à fatal.

e se a diferença incomoda muita gente, assumir-se incomoda muito mais!

o filme vive das interpretaçõe de swank (ganhou o óscar de melhor actriz pelo papel) e de sevigny (ficou-se pela nomeação para o óscar), mas todo o elenco secundário é muito bom. a atmosfera do filme é suja, poeirenta, escura. o argumento é duro, com um tema polémico rematado com um desfecho triste.

recomendo, com a advertência de que não é um filme para todos, devido à sua maturidade e crueza.

»»»


. i'm scared of what's ahead, but when i think of you i know i'll be able to go on. you were right, memphis isn't that far off. i'll be taking that trip down the highway before too long. i'll be waiting for you .

»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...