domingo, 2 de março de 2014

morte em pemberley (bbc)

 [ bom ]

título original. death comes to pemberley.
género. drama. romance.
episódios. 3 (176 min)
ano.
2013

realização. daniel percival.
protagonistas. matthew rhys, anna maxwell martin, matthew goode. trevor eve.
sinopse. na véspera do sumptuoso baile anual em pemberley, o quinto de elizabeth como mrs darcy, um cadáver é encontrado na propriedade, atraindo atenções indesejadas sobre a família darcy e ameaçando manchar o seu bom nome. [imdb]

---

morte em pemberley traz o selo de qualidade da bcc e consegue um feito raro: ser melhor do que a obra homónima em que se baseia, escrita por pd james (que já li e comentei aqui), em mais uma sequela do famoso clássico de jane austen, orgulho e preconceito.

ao longo de três episódios, reunimo-nos com os darcy e os seus mais íntimos, em pemberley, para desvendar o crime que leva a que todos os olhos se voltem para a propriedade: o assassinato do capitão denny e a acusação de george wickham como o autor do crime.


uma lizzy muito pouco fiel à obra
a acção da mini-série passa-se seis anos após o casamento de lizzy e darcy, que contam com dois filhos (só aparece um deles na série), muitos amigos e uma vida desafogada. lizzy anda atarefada a organizar o baile anual em pemberley, apurando os últimos pormenores e lutando pela aceitação entre a aristocracia da região (os bennett nunca foram ricos e alguns ainda comentam que a riqueza de darcy foi uma das razões determinantes ao "sim" de elizabeth).

o melhor george wickham que já vi!
assim, o ambiente é de festa e antecipação em pemberley, mas uma tragédia vai ensombrar a propriedade e os seus ocupantes: no bosque da propriedade, é encontrado o cadáver de um jovem oficial, um dos melhores (e raros) amigos de george wickam, que vê cair sobre si as suspeitas do crime, manchando o nome da família e atraindo todos os olhares, e falatório, à mansão dos darcy. a investigação inicia-se, com wickam a tentar escapar à força e clamando inocência e os darcy envolvidos num escândalo que vai ameaçar a sua pacatez e reputação. 


em termos de acção, a mini-série é relativamente fiel ao livro de pd james, ocultando as partes mais aborrecidas mas também alguns pormenores chave, o que não arruinou o desenrolar da história mas que me fez ficar contente em ter lido o livro e poder preencher as lacunas. 

em relação aos actores, a escolha dos protagonistas foi ao lado, com uma lizzy muito insonsa e apagada (a anos-luz da personagem original) e um darcy discreto mas pouco imponente. gostei muito mais do elenco de actores secundários, principalmente wickam e lydia, mais fiéis ao "boneco". os cenários foram muito bem escolhidos mas o guarda-roupa é pouco mais do que satisfatório (lizzy usa sempre o mesmo vestido com um penteado de trazer por casa e cara lavada; em séries de época, a caracterização é crucial e aqui revelou-se muito pobrezinha, ainda mais porque a personagem nem tem o humor nem o brilho da lizzy dos livros).



é sempre bom ver uma adaptação (mesmo que de uma sequela adaptada livremente) de orgulho e preconceito, mas umas resultam melhor do que outras; morte em pemberley tem o condão de ter resultado melhor em televisão do que no livro de pd james, mas as personagens principais não têm o carisma das originais, a acção foi atabalhoada para caber em três episódios e o saldo final é modesto; até hoje, a série de 1995 e o filme de 2005 continuam soberanos. o restante que tem sido feito entretém e pouco mais.
»»»
. we have all sinned, mr darcy, and we cannot look for mercy without showing it in our lives .
»»»

 

4 comentários:

Anna disse...

Estou sempre a leste do paraíso! Em questões de filmes então... Ainda bem que me lembrei de passar por aqui hoje (já para o meu Bloglovin, que não sei porque não estava lá ainda!!!), que estava à espera que esta adaptação saísse e nunca mais pensei em procurar informação sobre a mesma!
A ver se o encontro e vejo, para depois dar a minha opinião. ;)

barroca disse...

olá, anna. uma fã de austen não pode perder mais uma adaptação, claro. haja tempo e vontade! ;)

Anna disse...

Definitivamente, a adaptação ganha pontos em relação ao livro! Na verdade, já nem espero menos do que isso das adaptações da BBC. Ainda que as escolhas dos actores por vezes fiquem um bocadinho ao lado (a épica excepção é a adaptação de de P&P de 1995), a verdade é que todo o trabalho é meticuloso e geralmente bem-sucedido!
Não tinha pensado nas "fraquezas" da Lizzie e do Mr Darcy, mas relendo a tua opinião, vejo-me obrigada a concordar. Falta-lhes como que vigor e uma demarcação mais intensa dos traços que no fundo mais definem as personagens.
De tudo o resto, admito que gostei bastante!

barroca disse...

ainda bem que gostaste; para mim, o saldo tb foi positivo, mais ainda pq não gostei do livro. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...