segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

lost in austen (bbc)





título original. LOST IN AUSTEN (tv)

criado por.
guy andrews.

elenco principal. amanda price (jemima rooper). fitzwilliam darcy (elliot cowan). mrs bennet (alex kingston). wickham (tom riley). jane bennet (morven christie).


género. drama. romance.
ano.
2008

episódios. 04 (183 min)

sinopse. uma jovem londrina tem no romance orgulho e preconceito o seu livro favorito. uma noite, através de um portal, vê-se transportada para a história de jane austen e interage com os seus personagens, tornando-se parte da acção. [imdb-da-série]


avaliação
[ bom ]

crítica.  orgulho e preconceito é um dos romances mais lidos e venerados, com vinte milhões de cópias editadas em todo o mundo e alvo de inúmeras adaptações ao pequeno e grande ecrã. eu li-o em 2011 e adorei. desde então, tenho (re)visto os filmes e as mini-séries dele adaptados, revendo com prazer personagens, episódios e locais da narrativa. recentemente, tive oportunidade de ver uma mini-série que segue as aventuras de uma fã do romance que se vê transportada para o lugar onde o mesmo decorre, lost in austen.



a mini-série segue a história de amanda price, uma jovem que vive na turbulenta londres do século 21 mas sonha com o romantismo e maneirismos da altura em que se passa o romance austeniano. como a maioria das fãs do livro, admira o espírito e a força de elizabeth e vê darcy como o homem ideal
.


a ideia base da história é algo risível, e a forma como amanda é transportada para o universo da história (uma porta falsa na casa-de-banho do seu apartamento em hammersmith) também, mas isso rapidamente é posto de parte assim que nos vimos novamente perante os acontecimentos do livro.


os diálogos são engraçados e o elenco bem escolhido. elliot cowan é sedutor como darcy, guy henry arrepiante como mr collins e alex kingston interpreta uma mrs bennet menos histérica que o habitual e com um sentido familiar apurado. a protagonista está muito bem, engraçada e trapalhona, mas com tiradas bastante engraçadas.



engraçada é também a reviravolta que o argumento dá relativamente a algumas personagens, conferindo-lhes outra dimensão: wickham não é tão mau como no romance de austen e miss bingley tem interesses diferentes do que a narrativa original sugere. 

a série é divertida mas é o que é: uma brincadeira, não devendo ser muito levada a sério. para os puristas do romance, talvez pareça uma blasfémia, mas após tantas adaptações (será difícil superar a qualidade da série de 1995), é refrescante ver a história doutro ângulo, permitindo a milhares de fãs sentir o gostinho de poder ter mr darcy só para si e protagonizar uma das maiores histórias de amor de todos os tempos.

»»»


. i say this. you are a prig, madam, a pander and a common bully. and you cheat at cards! do you suppose you may enter my house and brandish your hat at me thus? i have a mind to turn you upside down and use you to scrape out ambrosia's sty .

. we shall have 25 children and name them all amanda, even the boys .

.
madam! behold fitzwilliam darcy. i am what i am. if you find yourself unable to 'get at' an alternative version, i must own to being glad. i despise the intrusions of a woman so singularly dedicated to mendacity, disorder and lewdness. they repel me. you repel me. you are an abomination, madam. good afternoon to you .

»»»




4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Este não me parece que me vá ocupar o tempo. Tu chamaste-me pulha?!? Chega aqui ao pé de mim...

barroca disse...

Este é o género de série direccionado para o gajedo, não agradará a muitos hómes. :P

(tens de confessar que o teu último post foi perverso, pobres séniores...)

Rafeiro Perfumado disse...

Tenho de me lembrar de nunca te mostrar os textos que eu auto-censuro... mas deixa, segunda feira publico a vingança dos velhotes. ;)

barroca disse...

Não me importava de os ver, mas para já, espero pela continuação da vingança. ;P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...