domingo, 21 de agosto de 2011

os olhos de júlia


título original.
LOS OJOS DE JULIA

realização. guillem morales.
argumento.
guilem morales. oriol paulo.
protagonistas.
belén rueda. lluís homar. pablo derqui.


género.
thriller. terror.
duração.
112 min

ano.
2010

sinopse. júlia tem uma doença degenerativa da visão, que a poderá levar à cegueira. quando a irmã gémea é encontrada morta, vítima de suicídio, júlia recusa-se a acreditar nessa possibilidade e decide investigar por conta própria. [site-oficial-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  os olhos de júlia traz-nos de volta alguns dos responsáveis por o orfanato, um dos melhores filmes de terror dos últimos anos e a confirmação de que o cinema espanhol de terror está em excelente forma.

neste filme, o tema abordado é a cegueira, ou a perda gradual (e inevitável) de visão, naquele que é um dos sentidos mais temidos de alguém se ver privado, condenado a uma vida na escuridão. júlia e sara padecem da mesma enfermidade, em que a visão vai desaparecendo gradualmente até a perda se tornar irreversível. há uma cirurgia que pode ajudar, mas o sucesso não é certo. depois de sara ser operada, é encontrada enforcada em casa.

júlia, a irmã gémea, recusa-se a acreditar no sucedido e tenta reconstruir o que se passou para poder entender o fim de sara. mais do que o medo da cegueira, receia ter o mesmo fim da irmã, levada à loucura e ao suicídio. ao mesmo tempo que os efeitos da doença vão progredindo, júlia vai reunindo informações e seguindo pistas, ajudada pelo marido.

há um crescendo de pânico e tensão, num filme bem filmado e melhor escrito. se o dividirmos em 3 partes, as 2 primeiras são bastante boas mas na última nota-se que os argumentistas não resistiram e resvalaram um pouco.

mais um filme de terror como deve ser...
com o carimbo de del toro!


apesar de ambicioso, e por isso mesmo, o final desilude. no entanto, os olhos de júlia é bom, arrepiante e original na sua base.


pelo seu potencial, podia ser excelente, mas é um filme a ver, sem dúvida.

»»»


en la oscuridad no puedes esconderte .

»»»



2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Inspiraram-se no Ensaio da Cegueira?

barroca disse...

Duvido. Tem muito pouco de intelectual. ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...