sábado, 25 de junho de 2011

o orfanato


título original.
EL ORFANATO

realização.
juan antonio bayona.
argumento. sergio g sanchez.
protagonistas. belén rueda. fernando cayo. roger príncep.

género.
terror.
duração. 105 min
ano.
2007

sinopse. laura passou os anos mais felizes da sua infância num orfanato. 30 anos depois, regressa com o marido carlos e o filho de 7 anos, símon, e o sonho de recuperar o espaço e torná-lo num lar para crianças deficientes. a nova casa desperta a imaginação de símon e a criança começa a contar um emaranhado de histórias fantásticas e de jogos pouco inocentes... um enredo de histórias que começam a perturbar Laura, com memórias extremamente inquietantes da sua própria infância. [site-do-filme]


avaliação
[ muito bom ]

crítica.  vi o orfanato há uns anos, no fantasporto, onde arrecadou o título de melhor filme. fiquei impressionada com a qualidade de uma fita de terror como há muito já não via, embora o nome de guillermo del toro (aqui como produtor) não me fosse indiferente (tinha visto o labirinto do fauno e adorado); ver uma estopada era altamente improvável.

laura cresceu num orfanato antes de ser adoptada. muito mais tarde, com 37 anos, compra a casa (agora abandonada) onde o mesmo funcionava e muda-se para lá com a família; o objectivo é reabilitar o espaço e criar um lar para crianças deficientes.

o antigo orfanato evoca tempos felizes a laura, mas à medida que o tempo passa, o seu filho, símon, que tem vários amigos imaginários, substitui-os por um único, uma criança que costumava viver no orfanato; não tarda que o seu novo amigo, tomás, seja o seu companheiro de brincadeiras e tema de conversa preferidos, o que não preocupa os pais por aí além.

até ao dia em que símon desaparece sem deixar vestígios. são organizadas buscas, feitas reportagens e emitidos alertas, mas ninguém tem pistas sobre o que terá acontecido à criança. os meses passam e o projecto inicial de laura para a reabilitação do espaço fica na gaveta, ao lado dos anti-depressivos e calmantes que a mantêm funcional.



longe de ganhar alento com terapia, laura começa a ponderar outras hipóteses... médiuns, assombrações, flashbacks da infância, tudo pode levar a indícios que possam revelar onde está símon e o que lhe aconteceu, onde o imaginário tomás tem relevo. há um crescendo de revelações que nos surpreendem e mesmo quem não goste de filmes de terror ou de thrillers, vai acompanhar o filme com interesse.


desde o boneco do chucky, em miúda, que um caga-tacos não me assustava
... até ver o tomás com a serapilheira na cabeça. bad vibe, anyone?

o orfanato é, essencialmente, um filme de terror psicológico, com uma interpretação fantástica de belén rueda; é um conto de terror e uma história de amor, bastante comovente. soa tudo muito real, sem cenas mirabolantes e diálogos passados a papel químico.

o desfecho é arrepiante e um soco no estômago. muito bom.

»»»


.
ellos te quitan algo que tú quieres mucho, y lo esconden. si lo encuentras, te conceden un deseo .
 
. entonces... lo de los reyes magos también es mentira ?

»»»






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...