segunda-feira, 5 de junho de 2023

calma de morte

 

[ bom ]

título original. dead calm
.
género. suspense. drama.
duração. 1h 36min
ano.
1989

realização. phillip noyce.
argumento. terry hayes. charles williams.

protagonistas. sam neill. nicole kidman. billy zane. lisa collins. rod mullinar.

sinopse. após a perda do filho, um casal passa algum tempo isolado no mar, até que resgatam um náufrago. [imdb]
 
---

calma de morte é dos primeiros thrillers que me lembro de ver em miúda.

o título, a capa, a sinopse, tinham tudo para agradar à fã de suspense, terror e mistério, que eu já era na altura; alugá-lo no videoclube foi inevitável.


Fonte: Google Images

rae (nicole kidman) tem um acidente de carro que resulta na morte do filho e cai numa depressão. o marido, john, capitão da marinha real australiana, sugere umas férias a dois no meio do pacífico, no veleiro da família.

um dia, o casal depara-se com um barco à deriva e recolhem um náufrago, hughie (billy zane), que lhes diz que a embarcação está a afundar-se e que os outros passageiros morreram de uma intoxicação alimentar.

Fonte: Google Images

desconfiado, john rema até ao outro navio, deixando rae sozinha com o estranho. é quando descobre os corpos dos outros passageiros e imagens de vídeos que contam uma história diferente da de hughie. quando john tenta voltar ao seu próprio barco, hughie já agrediu rae e fugiu no veleiro. pois...

Fonte: Google Images

segue-se um jogo de gato e rato entre as três personagens, numa acção acelerada com bastante suspense: o marido preso num navio a afundar; a esposa que tem de lutar contra um homem desequilibrado; e o assassino de olhos arregalados.

calma de morte gera uma tensão genuína constante, assente numa história simples com boas interpretações, onde nicole kidman se destaca.

para um filme de 1989, “aguentou-se” bem aquando de uma visualização recente.


Fonte: Google Images

o filme baseou-se num romance de 1963 de charles williams. orson welles comprou os direitos para o adaptar mas a fita (intitulada the deep) nunca foi concluída.

calma de morte foi um dos projetos finais em que nicole kidman trabalhou na austrália antes de alcançar o sucesso nos estados unidos com days of thunder, nos anos 90, onde conheceu, e casou, com tom cruise.

Fonte: Google Images

o resto do elenco também fez a transição para o cinema norte-americano: sam neill entrou n'a bíblia de satanás, de john carpenter (um dos meus realizadores favoritos); caça ao outubro vermelho, e em jurassic park. billy zane entrou em titanic.

calma de morte é um bom thriller, um clássico do género.


»»»
.
look, he's only got himself to blame, right? i mean, he should've trusted me. but that's always been my problem .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...