sábado, 3 de maio de 2014

the hunger games - os jogos da fome

[ razoável ]

título original. the hunger games.

género. aventura. ficção científica.
duração. 142 min
ano.
2012

realização e argumento. gary ross.
protagonistas. jennifer lawrence. donald sutherland. stanley tucci. elizabeth banks.
sinopse. katniss everdeen voluntaria-se para o lugar da irmã nos jogos da fome, um evento televisivo que opõem vários jovens entre si e de onde apenas um sairá vivo. [imdb]
 
---

 não li os livros que inspiraram os filmes desta trilogia nem fiquei com grande interesse, depois de ter visto este primeiro filme, embora a história tenha pormenores bastante interessantes.

anualmente, nas ruínas do que foi outrora a américa do norte, o capitólio de panem força cada um dos seus doze distritos a enviar um rapaz e uma rapariga para competir nos jogos da fome.



esta obrigação é a punição por uma revolta contra o poder, há anos atrás, e uma táctica de intimidação do governo. os jogos da fome são um evento mediatizado e transmitido pela televisão para todo o país, onde os jovens, ou “tributos”, devem lutar um contra o outro até à morte, cobrindo de glória o sobrevivente. as suas famílias e os habitantes dos distritos de onde vêm assistem, impotentes, às mortes dos seus jovens.


no capitólio, os coloridos (e abastados) habitantes fazem apostas quanto ao sobrevivente e vibram com o desafio, protegidos de um destino semelhante.

a história é interessante, o visual do filme é espectacular e a história excitante (apesar de não ser inédita; é uma versão do japonês battle royale), todos os ingredientes para um bom filme. tem um elenco competente e todo o dinheiro de hollywood por detrás. o que falhou, então?


a execução cor-de-rosa e açucarada, que abafa todo o peso emocional do argumento e a violência dos acontecimentos, minimizando o cerne de tudo. desconheço se os livros também são assim, mas não deixa de ser um desperdício do enorme potencial da história.

gostei da primeira parte do filme, apesar do tiques melodramáticos; já a segunda parte, centrada na sobrevivência dos jovens, é algo irrealista e demasiado suavizada, se considerarmos o que está em jogo. é tudo muito certinho e arranjado, o que acaba por desperdiçar o argumento e um elenco maioritariamente talentoso.


para mim, este the hunger games - os jogos da fome fica como um battle royale fofinho: uma história dura e crua sem tutano, amaciada com adolescentes e para adolescentes.

»»»
. welcome! we salute your courage and your sacrifice and we wish you happy hunger games!
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...