domingo, 11 de maio de 2014

os fantasmas de goya

[ razoável ]

título original. goya's ghosts.

género. drama. guerra.
duração. 113 min
ano.
2006

realização e argumento. milos forman.
protagonistas. javier bardem. natalie portman. stellan skarsgard. randy quaid.
sinopse. o pintor francisco goya vê-se envolvido num escândalo quando a sua musa é acusada de heresia. [imdb]
 
---

espanha, 1792. a filha de um mercador, musa do pinto goya, é presa pela temida inquisição. a família tenta libertá-la mas os seus esforços saem gorados; desesperados, recorrem a goya para chegar ao monge que aprisionou a filha nos calabouços da inquisição, mas inés não será libertada tão cedo.


e este é basicamente o envolvimento de goya em todo o filme, um filme com o seu nome no título e pouco mais, visto que a história se foca sobretudo no monge lorenzo e nas consequências das suas acções muito pouco cristãs. lorenzo deixa-se guiar pela luxúria, pela ganância e pelo poder, usando a igreja e a sua riqueza para satisfazer os seus apetites.


os fantasmas de goya falha em vários aspectos: o argumento é pobre e banal, longe do que poderia esperar de milos forman. apesar da boa fotografia, somos distraídos pela acção demasiado melodramática, onde é desperdiçado todo um elenco com provas dadas mas que não consegue brilhar neste filme medíocre.


a previsibilidade da história é agravada pela duração do filme. chegamos ao final sem um desfecho satisfatório, porque um drama histórico é um género onde não resulta bem um final aberto, mas é isso que nos é dado.


apesar da qualidade técnica (som, fotografia, caracterização), o filme sabe a pouco, ainda mais com os nomes sonantes que contém. nada memorável.

»»»
there will be no liberty for the enemies of liberty!
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...