título original. everything everywhere all at once.
género. acção. ficção científica. comédia.
duração. 2h 19min
ano. 2022
realização e argumento. the daniels [daniel kwan, daniel scheinert].
protagonistas. michelle yeoh. jamie lee curtis. james hong. he huy quan. stephanie hsu.
protagonistas. michelle yeoh. jamie lee curtis. james hong. he huy quan. stephanie hsu.
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tudo em todo o lado ao mesmo tempo é um dos favoritos aos óscares 2023, com 11 nomeações - incluindo melhor filme, realização, argumento e interpretações.
a história centra-se em evelyn wang (yeoh), uma imigrante chinesa desiludida com a vida.
administradora da lavandaria da família, divide o resto do tempo a cuidar do pai (hong), a andar às turras com o marido e a filha, e a fazer contas às dívídas do seu negócio, presentemente a passar por uma auditoria às mãos de uma inspectora implacável (curtis).
a história centra-se em evelyn wang (yeoh), uma imigrante chinesa desiludida com a vida.
administradora da lavandaria da família, divide o resto do tempo a cuidar do pai (hong), a andar às turras com o marido e a filha, e a fazer contas às dívídas do seu negócio, presentemente a passar por uma auditoria às mãos de uma inspectora implacável (curtis).
de um
momento para o outro, e à beira da ruptura, evelyn vê-se no centro de
uma aventura que envolve múltiplos universos e linhas temporais
o duo por trás do filme são os "daniels" (daniel kwan e daniel scheinert), com um currículo modesto em longas metragens mas extenso no mundo dos videoclipes. o filme está cheio de referências a fitas icónicas, uma clara homenagem por parte da dupla aos seus, quiçá, ídolos (matrix; 2001 - odisseia no espaço; disponível para amar; e até o filme de animação ratatouille).
isso talvez explique o tom do filme, fértil em sequências de acção, com uma história dinâmica onde nada pára de acontecer. sacrifica-se, porém, na minha opinião, a coerência do argumento.
no entanto, no meio do frenesim visual e da absurdidade, surgem questões universais ligadas à família, ao amor e às relações humanas. no
multiverso das realidades, evelyn reencontra muitas das pessoas que já
fazem parte da sua vida “principal”, mas conhece contextos e
experiências completamente diferentes, resultado de escolhas diferentes
que fez noutro multiverso. e isto porque cada escolha muda tudo.
assim, o caos visual é bem equilibrado pela profundidade dos temas abordados; isso torna mais fácil deixarmo-nos transportar pela história e comparar os detalhes mais absurdos com o que há de mais banal na nossa realidade.
assim, o caos visual é bem equilibrado pela profundidade dos temas abordados; isso torna mais fácil deixarmo-nos transportar pela história e comparar os detalhes mais absurdos com o que há de mais banal na nossa realidade.
Fonte: Google Images |
evelyn está longe de ser uma super-heroína e michelle yeoh interpreta magistralmente uma pessoa comum confrontada com forças inimagináveis. o filme doseia bem humor e sentimento, e a mensagem final é bem conseguida, mas ser tão longo torna-o aborrecido - o filme tem uns bons 40 minutos a mais.
tudo em todo o lado ao mesmo tempo arrecadou vários prémios importantes na 29.ª edição dos sag awards (prémios do sindicato dos actores) de ontem; estes prémios são um barómetro dos vencedores dos óscares.
Fonte: Google Images |
conto ver mais um par de filmes nomeados até à noite dos óscares, mas, até ver, e entre tudo em todo o lado ao mesmo tempo e os espíritos de inisherin (clicar no link para ler o meu apontamento ao filme), prefiro este último, que considero superior em quase todos os aspectos.
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. right is a small box invented by people who are afraid. and i know what it feels like to be trapped inside that box .
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. right is a small box invented by people who are afraid. and i know what it feels like to be trapped inside that box .
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