domingo, 19 de abril de 2015

o senhor babadook

[ bom ]

título original. the babadook.

género. terror. thriller. suspense.
duração. 93 min
ano.
 2014

realização e argumento. jennifer kent.

protagonistas. essie davis. noah wiseman. daniel henshall. barbara west.
sinopse. uma jovem mãe solteira tenta lidar com o medo de monstros do filho. [imdb]
 
---

o senhor babadook é um filme surpreendentemente bom dentro do género, mas tal não é de estranhar, tendo em conta que a austrália tem produzido algumas pérolas neste campo, entre os quais o aclamado wolf creek.


em o senhor babadook, assistimos à luta diária de amelia, uma viúva que tem de cuidar sozinha do filho, um rapaz que grita e faz algumas fitas como todas as crianças mas que embaraça a mãe com algumas excentricidades. samuel não se dá com a maioria das crianças e tem uma constante necessidade de chamar a atenção, o que causa algumas fricções com outros pais (a própria amelia sente-se isolada e não se identifica com as outras mães com quem socializa). a gota d´água é uma luta do rapaz com a prima, que os isola ainda mais.



uma noite, amelia lê ao filho um livro que nunca vira antes na estante, mas rapidamente o larga, alarmada com o conteúdo violento e sombrio. no entanto, a leitura do livro acorda algo no seu interior e amelia começa a ouvir ruídos e a ver sombras. quando o filho confirma que o babadook (a personagem do livro) está à espreita para lhes fazer mal, tudo se precipita.


o filme torna-se bem mais fácil de compreender depois de percebermos a solidão e desespero que uma mãe solteira enfrenta, o que é retratado brilhantemente no filme. amelia vive uma vida cinzenta depois da morte do marido e não permite que o filho extravase e seja uma criança extrovertida. ela própria deixa de escrever (a sua ocupação antes da morte do marido) e mantém um emprego como auxiliar num lar de idosos, lidando com a doença e a tristeza todos os dias.
 


as manifestações do babadook tornam-se cada vez mais claras à medida que o filme avança e classificá-lo apenas como terror é redutor, pois é claramente mais do que isso. há uma descida à depressão tocante, ou não fosse o tema tratado assustador; a realizadora nunca se acanha em cenas choque e a interpretação de essie davis é imaculada.

um filme muito interessante, que merece uma eventual segunda visualização para apreendermos o que a realizadora quis transmitir.

»»»
. you can't get rid of the babadook .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...