quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

o discurso do rei


título original. THE KING'S SPEECH


realização.
tom hooper.
argumento.
david seidler.
protagonistas. colin firth. geoffrey rush. timothy spall.

género.
drama histórico.
duração. 118 min
ano.
2010

sinopse. após a morte do pai e a abdicação do irmão, bertie, que toda a vida sofreu de gaguez, é coroado rei de inglaterra. com o país à beira de uma guerra e a necessitar de um líder, decide consultar um terapeuta da fala para o discurso mais importante ao país. [imdb-do-filme]

avaliação
[ muito bom ]


crítica.  o discurso do rei foi o grande vencedor dos óscares de 2011, arrecadando os prémios de melhor filme, realizador, actor principal e argumento.

a história é aparentemente desinteressante, descrevendo o percurso do gago príncipe alberto ao trono, como jorge vi. tímido, bertie não tem aspirações ao poder e leva uma vida discreta, evitando cerimónias, especialmente onde tenha de discursar. infelizmente, a descoberta e uso do rádio vem mudar isso e bertie treme de cada vez que tem de falar.

com o apoio e incentivo da esposa, futura rainha-mãe, consulta um terapeuta incomum, que o ajuda a ultrapassar medos e traumas e a vencer a gaguez. numa inglaterra em mudança e à beira do conflito com a alemanha de hitler, o príncipe é o líder para quem todos se voltam, sendo que nem ele próprio tem fé em si mesmo. 

geoffrey rush rouba as cenas em todos os filmes em que aparece
mas aqui teve colegas à altura!

o realizador tom hooper consegue imprimir dinâmica e emoção a uma história perfeita para telefilme e, com um elenco soberbo (adorei o churchill de timothy spall e o lionel de geoffrey rush), transforma um filme que poderia ser um grande pastel numa fita inspiradora e agradabilíssima de seguir.

o discurso do rei fica na memória pelos motivos certos: diálogos excelentes, interpretações estelares e a satisfação de vermos episódios históricos recriados (ficcionados qb), conferindo a grandes figuras históricas uma humanidade reconfortante.

muito bom filme, com uma mensagem inspiradora.


»»»


. in the past all a king had to do was look respectable in uniform and not fall off his horse. now we must invade people's homes and ingratiate ourselves with them. this family is reduced to those lowest, basest of all creatures, we've become actors !


.
waiting for a king to apologize, one can wait a long wait .

»»»

2 comentários:

Vespinha disse...

Impossível não gostar. Muito, muito bom, claro!

barroca disse...

os actores são soberbos! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...