sábado, 28 de janeiro de 2023

os espíritos de inisherin


[ muito bom ]


título original. the banshees of inisherin.

género. drama. comédia.
duração. 1h 54min
ano.
 2022

realização e argumento. martin mcdonagh.

protagonistas. colin farrell. brendan gleeson. kerry condon. barry keoghan. gary lydon. pat shortt. jon kenny. david pearse.
sinopse. quando um homem termina abruptamente uma amizade de longa data, o conflito com o amigo escala de forma imprevisível. [imdb]
 
---

o talentoso martin mcdonagh tem o toque de midas.

depois de six shooter, in bruges e três cartazes à beira da estrada, presenteia-nos com
os espíritos de inisherin, misturando drama e comédia numa história de amizade e tragédia.
 
como fundo, temos o fim da guerra civil irlandesa, em 1923. na ilha irlandesa (fictícia) de inisherin, a vida é pacata, todos se conhecem e os hábitos, e rotinas, estão bem enraizados.
 
Fonte: Google Images

quando, de um dia para o outro, colm (gleeson) deixa de falar com pádraic (farrell) e não lhe dá uma explicação, este fica tão perplexo e desconsolado que nem a companhia do seu mini burro - a luz dos seus olhos - o anima.

pádraic é um homem simples em maneirismos e na postura, por isso procura imediatamente o conselho da irmã, siobhán (condon), e das pessoas com quem se cruza na ilha sobre o que poderá estar a acontecer. a irmã, leitora ávida e sensata, não lhe consegue dar uma explicação que o deixe sossegado, e todos os outros minimizam a situação.

Fonte: Google Images

a explicação de colm de que já não gosta do amigo e o acha aborrecido, e de que quer dedicar-se de alma e coração à música em vez de passar tempo a falar de nada com uma pessoa limitada, viram o mundo de pádraic do avesso e precipitam uma cadeia de eventos que envolve várias pessoas e acaba em tragédia.

os espíritos de inisherin é um filme "diferente", peculiar no tom e no enredo. os momentos de comédia são negros.


Fonte: Google Images

o filme foca-se nos temas da solidão, do envelhecimento, do arrependimento e da depressão.

gostei bastante do colorido da linguagem irlandesa, cuja sonoridade contrasta ou complementa as cenas com o mar azul ao fundo, as estradas rodeadas de muros de pedra e o céu nublado

consoante o arco da história, os cenários naturais tanto reflectem a beleza da natureza e a tranquilidade de viver numa ilha pequena, como ampliam a pequenez do local e a sensação de isolamento.


Fonte: Google Images

recentemente, comecei a ler um livro da escritora irlandesa claire keegan e o mundo rural e soturno onde os contos se passam, assim como as relações entre as personagens, é evocativo da cinematografia deste filme. esta coincidência tornou a história mais familiar, e não estranhei (tanto) algumas cenas mais dramáticas do filme.
 
há melancolia e uma atmosfera cinzenta n'os espíritos de inisherin. há nuances shakesperianas e há violência. mas também há amor, coragem e superação. tudo escrito e interpretado de uma forma fantástica, com um elenco onde absolutamente ninguém destoa. a destacar alguém, há que dizer que farrell, condon e keoghan brilham, e muito.

aguardo serenamente para ver quantos óscares arrecadará este ano.


»»»
.
so we'll keep aimlessly chatting and my life will keep on dwindling. and in twelve years, i'll die with nothin' to show for it, bar the chats i've had with a limited man, is that it ?
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...