domingo, 18 de setembro de 2022

the assistant

   

muito bom ]

título original. the assistant.

género. drama.
duração. 1h 27min
ano.
 2019

realização e argumento. kitty green.

protagonistas. julia garner. owen holland. tony torn. matthew mcfayden. patrick wilson.
sinopse. um dia de trabalho de uma assistente de um produtor influente. [imdb]
 
---

o movimento social #metoo varreu o mundo no final de 2017, servindo para denunciar e partilhar situações de assédio e abuso sexual no local de trabalho.
 
a expressão rapidamente se tornou viral nas redes sociais, maioritariamente usada por mulheres em todo o mundo, ilustrando um cenário de situações que raramente viram os autores condenados - várias das alegadas vítimas viram as queixas arquivadas e muitas nunca iniciaram o processo junto das autoridades.

Fonte: imdb.com

um dos episódios mais visíveis está ligado à área do entretenimento, com hollywood no centro de vários relatos, o mais emblemático sendo o de harvey weinstein,  condenado a 25 anos de prisão depois de ser acusado por mais de oitenta mulheres.

durante o julgamento, vieram à luz factos que apontaram para o envolvimento de vários funcionários de harvey weinstein que
"facilitariam" os abusos.

the assistant é um filme sóbrio, que segue um dia no trabalho de uma assistente de produção, o seu chefe uma alusão mais ou menos subtil à figura do produtor de cinema agora encarcerado.
 
Fonte: imdb.com

jane, a personagem interpretada por julia garner está em todas as cenas do filme - e que papelão por parte de garner!

o filme abre justamente com ela a sair de casa de madrugada e a chegar ao escritório, ainda vazio, acendendo as luzes e ligando algumas máquinas.
 
o tom cinzento e desumanizante é uma constante ao longo de todo o filme, enquanto vemos a assistente a preparar refeições, a coordenar horários, a fazer telefonemas, ler guiões e até a limpar o escritório do chefe.

uma de três assistentes, é ela que faz todas as tarefas menores mas também as mais stressantes. ouve gritos e reprimendas, há zero agradecimentos e zero sorrisos. é claramente um ambiente tóxico, liderado por um predador.


Fonte: imdb.com

o escritório é um corropio de gente, nomeadamente de jovens actrizes com entrevistas no gabinete do produtor mas também na cidade, em hotéis. várias coisas são percebidas entrelinhas e há sempre algo a acontecer, apesar do tom quieto do filme.
 
há uma cena em particular, quando jane contacta alguém dos recursos humanos, onde é claro que o que acontece não é produto da imaginação dela, mas algo que algumas (todas?) pessoas preferem não discutir.

Fonte: imdb.com

li num artigo que the assistant deverá ser visto como banal, um retrato do quotidiano de tantos trabalhadores por esse mundo fora, com contornos específicos da área do cinema; a realizadora e argumentista kitty green terá falado com várias pessoas da indústria e ouvido inúmeras histórias para compor o argumento, que queria o mais realista possível.

é nesse cruzamento que o filme assume contornos inquietantes, com kitty green a criar tensão com mestria a cada pequena escolha que jane tem que fazer. uma realizadora a ter debaixo d'olho, na minha opinião.

»»»
.
don't worry. she'll get more out of it than he will. trust me .
»»»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...