quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

anna karenina


[ razoável ]

título original. anna karenina.

género. drama.

duração. 129 min
ano.
2012
realização. joe wright
argumento. tom stoppard.
protagonistas. keira knightley. kelly macdonald. jude law. matthew mcfadyen.
sinopse. uma dama da alta sociedade russa, anna karenina, renuncia a tudo por amor ao abastado e sedutor conde vronsky. [imdb-do-filme]

---

em anna karenina, assistimos à reunião de joe wright com a sua actriz-fétiche, keira knightley, depois de expiação e orgulho e preconceito, dois filmes maravilhosos que adoro rever, embora o primeiro tenha uma carga dramática significativa que o torna difícil de digerir; já a adaptação do clássico de jane austen é demasiado delicioso e irresistível.

assim, com colaborações do duo keira-joe tão bem sucedidas no passado, esperava mais de anna karenina, uma das obras mais famosas de tolstoy, que já conheceu várias adaptações ao ecrã. visualmente, o filme é bastante interessante, ao ponto de ser esse o seu ponto máximo, mas perde força em pontos-chave como a escolha de actores e na forma como a história é contada, o que se nota nos momentos de maior dramatismo.

um ninho de víboras em pleno jet-set russo do séc. 19

falta grandiosidade (e bom gosto) ao filme, o que se nota nas actuações do protagonistas (a escolha de conde vronsky não pode ter sido a melhor, embora a actuação seja boa; mas o actor parece muito jovem para o papel) e a carga dramática não é forte o suficiente à medida que o filme evolui. acho que keira knightley esteve especialmente apagada neste filme, embora jude law e o elenco secundário tenham tentado compensar isso.

percebi a força da história e o por quê do prestígio da obra de tolstoy, mas achei-a mal retratada aqui; faltou garra e faltou paixão. achei os enredos laterais mais interessantes que o drama de anna, aqui retratado como mais um adultério aristocrata em vez do escândalo que realmente é.

a keira está agarrada a um rapaz de 16 anos (o bigode denuncia-o)

apesar de alguns cenários bastante bem conseguidos, como o baile onde anna e vronsky dançam pela primeira vez e a corrida de cavalos, anna karenina é oco. bonito por fora, com um trailer promisor mas a que falta a força que justifique a acção do que nos é contado. o sentimento entre os protagonistas parece mais uma atracção física do que um amor avassalador e nunca somos envolvidos verdadeiramente no que se passa.

senti-me desiludida no final.

»»»

. the man who can't govern his wife, has gone as far as he can go in government .

»»»


 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...