quarta-feira, 29 de junho de 2011

rio


título original.
RIO

realização.
carlos saldanha.
argumento. carlos saldanha. earl richey jones.
protagonistas. jesse eisenberg. anne hathaway. george lopez.

género.
animação.
duração. 96 min
ano.
2011

sinopse. blu é uma arara macho domesticada que não sabe voar. blu tem uma vida confortável com a sua dona e amiga, linda, no minnesota. ambos pensam que a arara é o última da sua espécie, mas quando descobrem que uma arara fêmea vive no brasil e que ela e blu poderão procriar e prevenir a extinção, viajam até lá. começa então uma série de aventuras, que testam a força da amizade e do amor, ao ritmo do samba. [site-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  rio é cheio de cor e música, um filme de animação destinado a ver em família mas que qualquer um que já não ande na escola primária pode apreciar.

blu é uma arara macho totalmente convertida ao papel de animal doméstico; vive no conforto rodeado de mimos com a sua dona, linda. quando um ornitólogo brasileiro passa pela loja de linda e vê blu, quase tem uma síncope, pois julgava a espécie à beira da extinção. convence-os a irem até ao rio de janeiro, onde tem um santuário de aves, na esperança que blu possa procriar com a arara fêmea que lá se encontra.

assim que chegam ao brasil, as coisas deixam de correr de feição. a arara fêmea, jewel, sonha com a liberdade e em voar para fora da gaiola; blu só quer voar dali para fora... num avião, porque ele não voa para lado nenhum porque não sabe; blu é uma arara que anda e saltita.

entretanto, o casal de aves raras é raptado por traficantes, consegue escapar e começa a aventura, que nos leva pela terra do samba, os desfiles, a música, as ruas. conhecem outros animais que os ajudam, sempre com os raptores a tentarem capturá-los (com a ajuda de uma cacatua diabólica chamada nigel).



aqui está o vilão da história: feio, porco e mau.

rio transmite as mensagens certas de amizade, amor e felicidade, com "os maus" a serem castigados e "os bons" com um final feliz; os desenhos estão muito giros, com traços caricaturais; os animais, também adeptos do samba e da cidade maravilhosa, são espirituosos e sabem-na toda.

é um filme com uma alegria contagiante, que nos deixa bem dispostos quando os créditos começam a rolar.

»»»


.
aw, this is great. i'm chained to the only bird in the world who can't fly! is there anything else i need to know ?
.
ye
s. i can't fly, i pick my beak, and once in a while i pee in the birdbath !
 
. yippie-ki-yay, monkey-man ! 

»»»




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...