quarta-feira, 6 de julho de 2011

sucker punch - mundo surreal


título original.
SUCKER PUNCH

realização.
zack snyder.
argumento. zack snyder. steve shibuya.
protagonistas. emily browning. carla gugino. scott glenn.

género.
acção. fantasia.
duração. 127 min
ano.
2011

sinopse. uma jovem é internada à força num manicómio, depois da morte da mãe e da irmã. ela tem cinco dias para escapar à lobotomia agendada, numa luta feroz pela vida, onde a realidade e o sonho se confundem. [site-oficial-do-filme]


avaliação
[ bom ]

crítica.  sucker punch - mundo surreal  não foi um filme fácil de analisar para a minha mentezinha. o ambiente, a banda sonora e a orgia de efeitos visuais distraíram-me da história que, a passar-me ao lado, resultaria na redução do filme a simples eye candy adolescente (muito semelhante ao que aconteceu com matrix, injustamente classificado por alguns como um mero filme de ficção científica, sem atentar no significado e na forte carga simbólica).


vi a versão extended cut, que se estende por mais de duas horas. são 2 horas de lutas armadas, cor, cenários exuberantes e muita acção. o argumento é complexo e aparenta muito o que não é: linear. podemos escolher ver sucker punch - mundo surreal como o filme das gajas vestidas com roupas reduzidas com umas cenas maradas que não dá para perceber muito bem ou podemos vê-lo com mais atenção (e aqui é quase obrigatório revê-lo) e apercebermo-nos das nuances e das várias camadas.

o filme tem 5 protagonistas no ecrã, cada uma com o seu papel e peso na história. une-as a luta pela sobrevivência e a esperança de escaparem do manicómio, seguindo o plano traçado por baby doll, que tem apenas cinco dias para escapar à lobotomia que lhe vão fazer.


esta bem que podia ser uma cena do filme showgirls (mas não é!)

creio que a falha maior de sucker punch - mundo surreal é apresentar-se com um look demasiado fútil, com um grupo de meninas esbeltas de chicha à mostra e diálogos vulgares, que remetem invariavelmente para um imaginário adolescente e induzem em erro, porque os filmes para adolescentes não lidam habitualmente com temas tão "pesados", embora haja inúmeros filmes com adolescentes que tratam temas extremamente controversos e de forte carga emocional (treze - inocência perdida e mysterious skin, por ex).

eu gostei do filme, achei o argumento original, toda a temática cabaret/bordel anos 50 bastante engraçada e os cenários espectaculares (ou não fosse o realizador zack snyder). o que gostei menos foi um enfoque exagerado nas sequências de luta, que desaguaram numa percepção da história pouco clara, como se o filme fosse só uma sucessão de cenas de acção e pouco mais (talvez tenha falhado aqui o editing).

sucker punch - mundo surreal podia ser uma pérola mas ficou pela boa ideia com potencial para ser muito mais. um exemplo disso é que muitas imagens ainda nos ficam na retina dias depois de o vermos.

»»»


.
who decides why we live and what we'll die to defend ? who chains us... and who holds the key that can set us free ? it's you. you have all the weapons you need. now fight !

.
for those who fight for it, life has a flavor the sheltered will never know
.
 
. don't ever write a check with your mouth you can't cash with your ass .

»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...