título original. das lehrerzimmer.
género. drama.
duração. 1h 38min
ano. 2023
protagonistas. leonie benesch. anne-kathrin gummich. rafael stachowiak. michael klammer. eva löbau. kathrin wehlisch. canan samadi. kersten reimann. henriette sievers. benjamin bishop.
a sala de professores é um drama alemão escrito e realizado por ilker çatak.
no filme, carla nowak (leonie benesch) é uma professora de matemática recém-colocada, bastante acarinhada pelos seus alunos.
quando alguns furtos são reportados na escola e um dos seus alunos (um rapaz turco) é suspeito, ela começa a investigar por conta própria.
de uma forma inesperada, a situação escala e toma dimensões inimagináveis, o que trará consequências terríveis para toda a escola.
a sala de professores tem na protagonista uma presença magnífica (um trabalho impecável de leonie benesch), numa interpretação complexa que reflecte uma compaixão e um sentido de justiça inabaláveis - mesmo quando é um garante de conflito.
assim, a professora irá descobrir, e da pior maneira, que num ambiente politicamente correcto e fértil em rumores, não existe uma verdade, mesmo quando as provas são sólidas.
a sala de professores discute o tema fundamental da educação e explora como o racismo, a xenofobia, e o poder da (des)informação alimentam o preconceito contra terceiros, neste caso os funcionários da escola.
até que ponto deve ir a defesa de uma criança? há limites quando a mesma põe em causa a credibilidade de um corpo docente? há valores “menores” quando se procura a verdade material?
o filme estreou no festival de cinema de berlim e foi nomeado para o óscar de melhor filme internacional, sendo o favorito desta categoria. perdeu para a zona de interesse, de jonathan glazer.
imagens: google search engine
Nenhum comentário:
Postar um comentário