terça-feira, 9 de maio de 2023

the artifice girl

[ muito bom ]

título original. the artifice girl
.
género. thriller. ficção científica.
duração. 1h 33min
ano.
 2022

realização e argumento. franklin ritch.

protagonistas. tatum matthews. franklin ritch. lance henriksen. david girard. sinda nichols.

sinopse. um programa de computador começa a evoluir além do seu propósito inicial. [imdb]
 
---

o tema da inteligência artificial (ia), com os medos e possibilidades que lhe são inerentes, não é novo no cinema. mas, nos últimos meses, tem sido um tema quente na imprensa, com o aparecimento do chat gpt, google bard, e outros.

the artifice girl é um filme que examina as questões éticas ligadas à ia, mergulhando ainda nos aspectos existenciais da mesma, e nas ideias pré-concebidas de realidade e autenticidade.

invariavelmente, qualquer reflexão sobre a ia levanta a questão do que significa ser humano
.

 
Fonte: Google Images

a premissa do filme assenta na existência de um programa informático criado para combater as actividades online de pedófilos, sob a forma de uma menina criada digitalmente (cherry, interpretada por tatum matthews) que conversa e documenta as interacções com os utilizadores de certas salas de conversação (“chat rooms”), de forma a reunir provas para uma acusação e condenação.

dividido em três partes, cada uma com meia hora e estendendo a acção ao longo de décadas, the artifice girl começa numa sala minúscula, escura, onde um homem chamado gareth (franklin ritch) é interrogado. dois agentes responsáveis (sinda nichols e david girard) tentam diversas abordagens para obter informação e poderem utilizar o programa de ia.


Fonte: Google Images

o filme tem cenários limitados e a acção consiste em diálogos que fazem várias referências ao teste de turing, à teoria dos jogos, e ao vale da estranheza (“uncanny valley”), numa linguagem acessível. é uma hora e meia mentalmente envolvente e estimulante.

a questão da eventual senciência de cherry é discutida, nomeadamente se a criança digital pode ou não consentir no que faz. algumas personagens lidam com isso relembrando que cherry não é uma pessoa, enquanto outras acreditam que é possível a ia evoluir no sentido de desenvolver emoções.


Fonte: Google Images

franklin ritch escreveu, realizou, editou e tem um dos papéis principais no filme. é um desafio imenso, mas the artifice girl resulta tão bem que, sendo esta a primeira longa-metragem de ritch, mal posso esperar para ver o que se segue.

destaque ainda para o pequeno elenco, excelente; a jovem tatum mathews é um nome a reter.


Fonte: Google Images

nos últimos meses, tenho visto algumas pérolas no cinema (women talking / a voz das mulheres ; the banshees of inisherin / os espíritos de inisherin ; boy from heaven); the artifice girl junta-se à lista.


»»»
.
she's not real, she's not a real human being .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...