sexta-feira, 20 de maio de 2011

castle (temporada 1)


título original.
CASTLE (SEASON 1)

criado por.
andrew w marlowe.

elenco principal. richard castle (nathan fillion). kate beckett (stana katic). martha rodgers (susan sullivan). alexis castle (molly quinn). javier esposito (jon huertas). kevin ryan (seamus dever). lanie parish (tamala jones). roy montogmery (ruben santiago-hudson).

género.
policial.

temporada. 1
ano. 2009
episódios. 10

sinopse. rick castle é um autor bestseller de policiais, que acabou de matar a sua personagem principal e está com bloqueio criativo. é contactado pela detective beckett porque alguém está a cometer homicídios como descrito nos seus livros. castle vê em beckett uma potencial personagem e usa a lista de contactos para se tornar consultor da polícia; os atritos iniciais rapidamente dão início a uma dupla imbatível, com muitas bicadas e peripécias. {página-oficial-da-série}


avaliação
[ muito bom ]

crítica.  castle é uma série muito divertida, das melhores que passa actualmente na televisão (axn). cada episódio tem um homicídio a resolver, com a consequente investigação, interrogatórios, colecta de provas e dinâmicas pessoais, tudo regado com suspense e bastante humor.



a razão principal porque gosto da série? o protagonista, sem dúvida. nathan fillion está soberbo como richard castle, um autor milionário que se torna consultor de um departamento de homicídios da polícia de nova iorque, sempre com uma piada na manga e muito descontraído. é um homem-criança assumido, mas as suas contribuições para os casos são bastante válidas e o seu conhecimento da natureza humana inestimável.

além do mais, as turras constantes com a detective beckett garantem um tom mais descontraído e alimentam a tensão sexual do binómio giros-espertos-e-bem-sucedidos-no-que-fazem presente em outras séries (ossos, espião fora de jogo, modelo e detective).



os diálogos estão muito bons, os crimes e histórias de fundo são boas, com temas diversos nesta 1.ª temporada: o assassino voodoo, a vítima mergulhada em petróleo numa banheira, os meninos abastados de dinheiro mas pobres de espírito que brincam à roleta russa com uma arma, o político baleado e enrolado num tapete e enfiado no lixo (mui adequado)
.




como nem só de crimes vive o hóme, rick castle tem uma dinâmica familiar a que não falta animação; a filha adolescente é o sonho de qualquer pai, sempre com boas notas na escola, tino e bom senso a potes. a mãe do escritor vive lá em casa, uma actriz envelhecida (se bem que enxutérrima) que já não consegue encontrar papéis adequados à sua "experiência". o trio tem uma grande química no ecrã e as cenas quotidianas são muito engraçadas e naturais.

esta temporada 1 só tem 10 episódios e aguça o apetite; felizmente, a temporada 2 tem bastante mais episódios, logo mais cadáveres, assassinos e diversão q.b.


»»»


.
esposito (about castle): the man's got the mayor on speed dial. the rich really are different.
. beckett: you want him? he's yours.
. esposito: a control freak like you with something you can't control? that's gonna be more fun than shark week.

. castle (to beckett about marriage): you'd be good at it. you're both controlling and disapproving. you should really try it.


. beckett: we dated for six months.
. castle: i didn't ask.
. beckett: you were not asking very loudly.
. castle: i know, i'm like a jedi like that.

»»»




2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Esta série nunca me conseguiu cativar. Vejo, mas só se não tiver mais nada para fazer...

barroca disse...

pensei que o misto de humor e inteligência do tipo te caísse no goto...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...