sexta-feira, 25 de novembro de 2022

boy from heaven


[ muito bom ]

título original. walad min al janna
.
género. thriller. drama.
duração. 2h 6min
ano.
 2022

realização e argumento. tarik saleh.

protagonistas. fares fares. tawfeek barhom. mohammad bakri. sherwan haji. makram khoury.
sinopse. adam, de origens humildes, ganha uma bolsa na universidade mais prestigiada do cairo. ingénuo, vê-se subitamente no centro de uma intriga política. [imdb]
 
---

adam, vindo de uma família de pescadores, é admitido na universidade al-azhar, no cairo, uma instituição sunita por excelência.
 
no primeiro dia de aulas, o grande imã da mesquita, e a mais alta autoridade do islamismo sunita no egipto, morre, iniciando uma guerra de bastidores para lhe encontrar um sucessor.
 
boy from heaven leva-nos a um mundo secreto onde os ocidentais não são admitidos.
 
Fonte: Google Images
 
seguimos o inexperiente adam num labirinto de intrigas, onde várias facções lutam pelo seu candidato.

a universidade transforma-se num palco mortal, e quando o informador da polícia secreta é assassinado, adam é forçado a ocupar o seu lugar
, infiltrando-se num grupo de estudantes radicalizados.

Fonte: Google Images

o filme tem vários sub-enredos, incluindo as lutas de poder dentro do aparelho estatal, mas o foco central é nos rituais de al-azhar, com o seu campus universitário fechado e regido por rigorosos costumes. os estudantes, todos masculinos, dormem em beliches em dormitórios partilhados, e as aulas consistem em palestras dadas em anfiteatros lotados ou no pátio da mesquita.

à medida que adam é obrigado tornar-se os olhos e ouvidos da polícia secreta, corre cada vez mais riscos, e teme pela vida diariamente
, aprendendo a não confiar em ninguém.

Fonte: Google Images

o filme beneficia de uma realização habilidosa e de uma história robusta, com interpretações soberbas dos dois protagonistas - adam e o seu contacto da polícia secreta, o coronel ibrahim -, cujas personagens estão presas num jogo de poder com a mesquita e o governo, duas instituições tão corruptas como poderosas
.
 
o filme foi gravado na capital turca, pois o realizador tarik saleh - de descendência egípcia - temia ser detido assim que pisasse solo egípcio, onde a projecção dos seus filmes não é autorizada.

Fonte: Google Images

boy from heaven arrecadou o prix françois charlais e o prémio para melhor argumento na edição de 2022 do festival de cannes.

tarik
saleh disse em entrevista que, para escrever o argumento, se inspirou nos conflitos religiosos presentes n'o nome da rosa (de umberto eco) e na história do seu avô paterno, proveniente de uma família analfabeta e que estudou em al-azhar.


»»»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...