sexta-feira, 3 de agosto de 2012

despojos de inverno


título original. WINTER'S BONE

realização. debra granik.
argumento. debra granik. anne rosellini.
protagonistas. jennifer lawrence. john hawkes. garret dillahunt. dale dickey.
género. drama. mistério.
duração. 100 min
ano.
2010
sinopse. ree tenta encontrar o pai a todo o custo, para evitar perder a casa de família. a jovem desafia os códigos de conduta que imperam na comunidade, arriscando a vida para salvar a sua família. [imdb-do-filme]

avaliação
[ muito bom ]



despojos de inverno / winter's bone
é um filmaço, senti-o desde o início, e a ideia reforçou-se ao longo do filme. a qualidade da cinematografia e da narrativa destacam-se claramente.


o argumento é adaptado do romance, publicado em 2006, de daniel woodrell, famoso pelo seu estilo "country noir". nele, seguimos a história de ree dolly, uma rapariga  determinada que vai desafiar a mentalidade patriarcal da comunidade onde vive, imersa entre a pobreza rural de subsistência e o fabrico de drogas caseiras. a jovem tenta defender com unhas e dentes o que resta à família dolly: a casa onde vivem. ela, os irmãos mais novos e a mãe senil vão ficar na rua se o pai, um foragido da polícia que deu a casa como fiança, não se entregar. como ree não acredita em milagres (nem na competência das autoridades), decide investigar sozinha e procurar o pai.



mas a tarefa não é fácil: nas montanhas ozarks, valoriza-se a discrição e cada um mete-se na sua vida. ree é recebida com rostos fechados e ameaças veladas, mas à medida que avança e faz progressos, provoca situações que vão pôr à prova a sua força e coragem. 

as interpretações do filme são soberbas, bastante cruas; tanto jennifer lawrence como john hawkes são avassaladores. a história é sombria mas equilibrada, e não cai no erro do melodrama ou da exploração de temas batidos. a carga dramática é forte sem se tornar desconfortável.
 

este é um filme que dificilmente agradará a todos, mas foi justamente nomeado para quatro óscares. é uma jóia do cinema independente e um dos melhores filmes que vi este ano.
»»»

curiosidade: para o papel de ree dolly, jennifer lawrence teve de aprender a lutar, cortar lenha e esfolar esquilos.


»»»

. never ask for what oughta be offered .

»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...