título original. boston strangler.
género. crime. drama. thriller.
duração. 1h 52min
ano. 2023
protagonistas. keira knightley. carrie coon. chris cooper. morgan spector. alessandro nivola. david dastmalchian. ryan winkles. robert john burkerory cochrane.
esta é uma fita baseada na história verídica do estrangulador de boston, que, na década de 1960, terá morto 13 mulheres.
tendo ridley scott (alien – o 8.º passageiro; thelma e louise; prometheus) como produtor, o filme é centrado na jornalista loretta mclaughlin, que cobriu parte dos crimes no jornal record american.
é uma boa mudança de perspectiva, ao invés da batida perspetiva policial.
em 1962, mclaughlin começou a investigar os contornos de três casos de mulheres mais velhas que foram violadas e estranguladas, especulando sobre um assassino em série.
trabalhando com a jornalista de investigação jean cole, as suas peças jornalísticas irritaram a polícia de boston e outras personalidades do mundo forense, principalmente por aludirem ao sexismo de algumas facções. foram elas ainda que popularizaram o epíteto "estrangulador de boston".
embora albert desalvo tenha confessado ser o "estrangulador", várias fontes credíveis alegaram que ele não poderia ter cometido todos os crimes. este grupo inclui pessoas que tiveram acesso a todas as informações sobre o caso, e um dos fundadores da unidade de análise comportamental do fbi, robert k. ressler.
disto isto, a acção do filme é historicamente precisa na sua maioria, incluindo os detalhes dos crimes e da investigação, os nomes das vítimas, o sexismo que loretta e jean enfrentaram, mas há desacordo quando à identidade do assassino (ou assassinos).
o tom do estrangulador de
boston (2023) não é tão sombrio como poderia ser.
a presença de
keira knightley foi uma aposta ganha para evitar o tom de
documentário, com um elenco de suporte bastante bom - uma sempre
carismática carrie coon (uma das minhas actrizes favoritas desde que a vi em gone girl), e
alessandro nivola e morgan spector sóbrios e competentes.
Fonte: Image Search Engine |
gostei do tom e do visual do filme, que resiste à exploração dos detalhes dos crimes e a imagens-choque.
a mensagem social é poderosa e adiciona uma camada emocional que o distingue dentro do género. recomendo.
. there are many albert desalvos out there. and your safe little world is just a delusion. men kill women. it didn't start with albert. sure as hell doesn't end with him neither .
»»»