domingo, 6 de abril de 2014

norte e sul (bbc)

 [ muito bom ]

título original. north & south.
género. drama. romance.
episódios. 4 (235 min)
ano.
2004

realização. daniel percival.
protagonistas. daniela denby-ashe. richard armitage. sinead cusack. brendan coyle.
sinopse. a filha de um ex-pároco aprende a dura realidade da vida, quando a família se muda para a cinzenta e industrializada cidade de milton. [imdb]

---

norte e sul (bbc) adapta, em 4 episódios, o romance homónimo de elizabeth gaskell, publicado em 1855, naquele que é um fiel retrato das diferenças entre o sul campestre e o norte industrial ingleses, em plena revolução industrial.

a heroína é margaret hale, uma jovem habituada à civilidade e calma da rural helstone, onde o seu pai era pastor. quando a família se muda para milton, onde o patriarca começa a dar aulas, o choque é inevitável; a população é maioritariamente pobre e trabalha nas fiações da área e os fidalgos proprietários das mesma apenas querem saber do lucro e dedicam pouco tempo à leitura e à socialização erudita. os hale sentem-se alienados.

a heroína-tipo: uma carinha d'anjo e uma determinação de ferro
um dos alunos do pai é john thornton, um dos mais implacáveis industriais de milton. habituado a gerir o negócio de família desde cedo, não tem pejo em dizer o que pensa e cedo choca com margaret, que acha horrível as condições em que sobrevive a maioria da população, entre a qual faz amigos.


john thornton, o bad boy de serviço
apesar das diferenças de pensamento e de experiências, margaret e thornton sentem-se atraídos um pelo outro, mas as convulsões socais e as jogadas financeiras do patronato de milton afastam-nos, pelo que a relação dos dois passa por muitos altos e baixos, agravada pelo facto da mãe de thornton achar margaret demasiado presunçosa e orgulhosa para o filho. 

a mini-série retrata bem a miséria e a escassez da altura, tanto nos cenários como no vestuário. as classes médias e alta são retratadas sem grande fulgor, reflectindo a sua riqueza mais na comida e nas actividades que faz que no vestuário e nas habitações. a cidade de milton, cinzenta e tristonha, contrasta com a luz e harmonia de helstone, ajudando a ter uma ideia de como os hale se sentem deslocados e de como os seus modos são inadequados para sobreviver na selva industrial para onde se mudaram. 


um romance clássico, norte e sul tem aspectos de dramalhão à antiga, onde não faltam mal entendidos e algumas intrigas, embora me tenha agradado que as decisões das personagens sejam motivadas mais pelas suas personalidades orgulhosas do que por influências de outros (que lhe dá menos tiques de telenovela e imprevisibilidade), com algumas semelhanças com orgulho e preconceito. damos por nós a torcer pelo final feliz, claro, mas antes de este chegar, há muitas lágrimas, desilusões e uns quantos funerais.



norte e sul tem pontos muito fortes, sendo o maior deles a interpretação de richard armitage como john thornton, que desliza como um anjo negro no branco da sua fiação, um patrão inflexível mas justo, que tem a seu cargo todo o negócio familiar, que reergueu aquando do suicídio do pai. o retrato da classe trabalhadora é brutal e o elenco muito bem escolhido. achei os tiques aristocráticos de algumas personagens exagerados, mas entendo a necessidade de alguma caricatura.

resumindo, uma mini-série apaixonante, com valores universais; fiquei fã desta história de elizabeth gaskell, uma autora clássica ainda por publicar em portugal.

»»»
. i wish i could tell you how lonely i am. how cold and harsh it is here. everywhere there is conflict and unkindness. i think god has forsaken this place. i believe i have seen hell and it's white, it's snow-white .

. my poor bess! she lived the life of a dog. hard work and illness. she never had one moment of rejoicing. i'm not saying i don't believe in your god, but i can't believe he meant the world to be as it is. the masters ruling over us, the rest of us left to live a half-life in the shadows .
»»»

 

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Não me estou a ver a gastar oxigénio com esta série...

barroca disse...

ah, mas a tua gata era bem capaz de hiperventilar a ver o protagonista. ;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...