sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

the undoing

 

 [ bom ]

título original. the undoing.
género. acção. mistério. thriller.
episódios. 6 (5h 37min)
ano.
2020

criador. david e kelley.
protagonistas. nicole kidman. hugh grant. donald sutherland. noah jupe. lily rabe.
sinopse. a vida de uma terapeuta é virada do avesso quando a sua família se vê envolvida num mediático caso de homicídio. [imdb]

---
the undoing é uma série adaptada do livro de jean hanff korelitz, intitulado you should have known, com nicole kidman, donald sutherland e hugh grant como protagonistas.
 
com um elenco destes, o meu interesse aumentou consideravelmente quando vi a série no catálogo da amazon prime video.
 
a série começa com um vislumbre da classe alta nova-iorquina, com acesso a escolas privadas e diversos eventos. é neste ambiente selectivo que surge uma mulher latina que destoa do resto das mães, uma pintora cujo filho usufrui de uma bolsa.


Imagem: Google Search Engine

grace fraser (nicole kidman) é uma terapeuta e toma para si a missão de fazer a recém-chegada sentir-se bem-vinda.

pouco depois, a jovem pintora é encontrada morta, vítima de homicídio, e o marido de grace, jonathan (hugh grant), um oncologista, é o suspeito natural, dado que mantinha uma relação extra-conjugal com a vítima. a partir deste dia, a vida aparentemente perfeita de grace desmorona-se.

Imagem: Google Search Engine

tudo isto acontece no primeiro episódio, marcando o início de um drama envolvente e muito bem realizado, que brinca com os estereótipos do género e deixa o espectador intrigado.
 
através de flashbacks e dos diálogos entre as personagens, vamos alternando entre os suspeitos possíveis, entre personagens principais e secundárias, fruto de um bom argumento e um elenco cinco estrelas (nicole kidman é excelente), que nos afastam das soluções mais óbvias enquanto não as deixam ser descartadas de todo


Imagem: Google Search Engine


este é um dos pontos altos da série, na minha opinião. nunca se perde o ritmo dos restantes pontos da trama, que introduzem inúmeras reviravoltas que nos mantêm interessados.
 
gostei ainda das cenas em tribunal, onde podemos matar saudades da excelente sofie grabol/sarah lund de the killing, aqui num papel discreto. estas cenas fizeram-me recordar  vários policiais que cresci a ver, onde várias vezes o culpado (ou culpada) confessava em jeito de climax ou era desmascarado com contornos melodramáticos. the undoing resiste a isso.
 
Imagem: Google Search Engine
 
the undoing é um thriller competente, com um final bem sucedido.

não sendo uma série fenomenal, é um bom investimento de meia dúzia de serões.


»»»
. juries don't like to convict good-looking people. they certainly don't like to imprison doctors, and they don't like to punish the wealthy. as much as we think we like to stick it to the rich, in the end, we don't. we never do .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...