sábado, 19 de fevereiro de 2022

sei o que fizeste no verão passado

 

 [ bom ]


título original. i know what you did last summer.
género. terror. drama. mistério.
episódios. 8 (6h 40m)
ano.
2021

criador. sara goodman.
protagonistas. madison iseman. brianne tju. bill heck. ezekiel goodman. ashley moore. fiona rene. sebastian amoruso. cassie beck.
sinopse. um grupo de amigos é perseguido por um assassino, um ano depois de encobrirem um crime. [imdb]

---
a amazon prime decidiu investir numa adaptação de sei o que fizeste o verão passado, talvez porque o filme de 1997 tenha sido um sucesso comercial.

a fonte de ambos é um livro de mistério de 1973, escrito por lois duncan (não o li). hollywood escolheu apostar numa adaptação slasher do livro - esta nova série seguiu-lhe o exemplo.
 
Imagem: Google Search Engine
 
admito que não sou fã do filme com jennifer love hewitt e sarah michelle gellar. o slasher não é o meu sub-género favorito do terror, mas não foi isso que não resultou para mim: creio que a premissa pedia interpretações mais inspiradas e um argumento sólido, o que não existiu.
 
esta adaptação de 8 episódios tem isso: um elenco melhor e um argumento mais trabalhado, este último beneficiado pela maior duração. longe de ser excelente, salda-se superior ao filme de '97.
 
Imagem: Google Search Engine

adaptado aos dias de hoje, sei o que fizeste o verão passado parte da mesma ideia: um grupo de amigos é perseguido por um assasino em série depois de ocultarem um acidente fatal, um ano antes. nesta nova adaptação, há uma reviravolta que acrescenta (muito) mais drama e que vai condicionar todos os conflitos ao longo da série.

o primeiro episódio é suficientemente bom para se querer ver mais, e percebemos rapidamente vários pormenores que o distinguem da adaptação cinematográfica: as relações de amizade (e hostilidade) são aprofundadas e percebemos as intenções das personagens antes do evento que muda tudo.

Imagem: Google Search Engine

outro aspecto positivo: a série é filmada no havai, e a beleza natural das ilhas é captada em várias imagens magníficas. a geografia é bem explorada, com imagens das falésias extensas e da força do mar a serem incorporadas nos elementos mais sombrios da história. há ainda o aspecto do folclore, com festas locais e o enfoque nas práticas fúnebres budistas - a maior segunda religião do arquipélago.
 
o elenco tem muitas caras novas; os actores principais são bons (com destaque para duas das protagonistas, lennon e margot) e alguns papéis secundários (com destaque para os ajudantes da xerife) elevam a qualidade das cenas quando aparecem. 
 
gostei ainda dos elementos de gore, com mortes imaginativas e violentas. há vários flashbacks, a maioria dos quais acrescentam informação do que se passou na noite fatídica, revelando situações que alteram a imagem que foi dada das personagens.
 
Imagem: Google Search Engine

as coisas menos conseguidas passam pela introdução de tramas paralelas que roubam robustez à trama central, seja por não serem interessantes seja por não serem, claramente, o fio que vai atar tudo. terá sido para preencher tempo? criar suspense, mesmo que fraquinho, porque mais suspense não pode dar para o torto? pois não sei.
 
houve ainda umas imprecisões que me deixaram a pensar, relacionadas com a decomposição de um cadáver em particular e as circunstâncias de algumas mortes, principalmente quando é revelada a identidade do assassino. 
 
depois, e consciente que esta série (e o livro e o filme que a precederam) tem como público-alvo adolescentes/jovens adultos, achei as personagens principais irritantes e pouco naturais em várias situações, com uma linguagem forçada. em cada episódio, há cenas de sexo, um novo suspeito e quase sempre alguém que toma um comprimido para "ajudar com o humor". este último detalhe parece-me realista q.b., principalmente para a realidade norte-americana frequentemente retratada nos media, mas não deixa de ser dejá-vu.
.
Imagem: Google Search Engine

o final poderia ter sido melhor. com tantas insinuações ao longo dos episódios, acabou por ser um daqueles menos conseguidos, dos 3 ou 4 mais óbvios. acho que poderiam ter escolhido na mesma um dos mais previsíveis mas que resultaria melhor, analisando a cadeia de eventos a posteriori. não desgostei do monólogo final, a ligar todos os pontos, porque faz jus à personagem. 
 
tudo somado, e como já referi acima, a série, boazita, é melhor do que o filme de 1997.
 
entretanto, li que a série não foi renovada para uma segunda temporada.

»»»
. everyone so wishes they were us right now! i fucking wish i was us .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...