sábado, 11 de maio de 2013

eles voltam


[ razoável ]

título original. eles voltam.

género. drama.

duração. 100 min
ano.
2012
realização e argumento. marcelo lordello.
protagonistas. maria luiza tavares. elayne de moura. georgio kokkosi. irma brown.
sinopse. as horas vão passando e com elas cresce o medo de dois adolescentes, sozinhos numa estrada no meio do nada, onde os pais os deixaram. quando o irmão se cansa e decide ir à procura de ajuda, cris, de 12 anos, fica à sua sorte. [imdb-do-filme]

---

do cartaz do indie lisboa'13, decidi ir ver o filme brasileiro eles voltam, de marcelo lordello, nomeado para melhor longa metragem do festival. a história segue cris, de 12 anos, deixada à berma da estrada com o irmão mais velho, e forçada a encontrar o caminho para casa sozinha.

o ritmo do filme é lento, arrastado, e dá uma ideia ao espectador diferente da realidade, pois este não é um thriller psicológico, mas sim um filme de contrastes sociais e de crescimento da personagem principal, a adolescente cris. com cris, que fala pouco (quase nada, na realidade), descobrimos um brasil rural queimado pelo sol, com gente humilde e samaritana, que nunca desiste de ajudar a jovem a voltar para casa, e um brasil mais citadino, estéril e frio, onde as pessoas não comunicam nem se "dão", numa dicotomia campo/cidade demasiado óbvia.

a história é dominada por personagens femininas (com boas interpretações do elenco), que aparecem em pequenos segmentos da viagem de cris, representando diferentes classes e experiências de vida. ao início, esta abordagem promete ser interessante e original mas rapidamente desagua numa interpretação demasiado aberta e vaga, onde há muitas mais questões do que respostas.


a mensagem do filme é boa, centrada na alienação e na dificuldade das pessoas forjarem laços afectivos, mas a forma como a história é contada tornou o filme enfadonho para mim, com um final demasiado brusco e que comprometeu tudo o que vi até então.

nota: eles voltam não ganhou o prémio de longa metragem nem qualquer menção honrosa no indie lisboa'13, o que não surpreende. 

»»»

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...