terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

millenium 1 - os homens que odeiam as mulheres




título original. MÄN SOM HATAR KVINNOR


realização. niels arden oplev.
argumento.
nikolaj arcel. rasmus heisterberg.
protagonistas. michael nyqvist. noomi rapace. ewa fröling.
género.
drama. thriller.
duração. 152 min
ano.
2009
sinopse. mikael blomkvist é um jornalista de meia-idade, que tem passado a sua vida a denunciar a corrupção financeira. quando um empresário, henrik vanger, o contrata para desvendar o desaparecimento da sua sobrinha, mikael vê-se envolvido numa teia de violência. [imdb-do-filme]

avaliação
[ razoável ]

crítica. finalmente mergulhei na trilogia millenium, do sueco stieg larsson. o primeiro livro é aliciante e deu origem a esta primeira adaptação cinematográfica, de 2009. neste momento, está nos cinemas o remake americano, feito por david fincher.

gostei bastante mais do livro e bem menos do filme que, apesar de ter cenas fortes, não capta o ambiente sombrio daquele e omite várias cenas e episódios que estão na obra; isso caiu-me mal porque desvirtuou as personagens e roubou-lhes grande parte da sua complexidade.


os primeiros 30 a 40 minutos do filme são bons, mas a partir daí a cronologia dos acontecimentos deixa de ser seguida e perde-se uma grande carga dramática, nomeadamente na descoberta do que realmente aconteceu a harriet e da verdade acerca da família vanger. os dilemas dos nossos protagonistas também são pouco explorados e parecem bastante mais desinteressantes no ecrã.


o filme faz jus ao nome; não faltam cenas de homens que odeiam mulheres

millenium 1 - os homens que odeiam as mulheres não tem o ritmo mais empolgante do mundo e duas horas e meia de filme tornam-se maçadoras, enquanto no livro não paramos de virar as páginas em ânsia. perto do final, as cenas parecem atabalhoadas.

os actores secundários encheram-me mais as medidas que os protagonistas e a bad girl lisbeth não tem o brilho que poderia ter. apesar disso, a interpretação de noomi rapace é dos pontos fortes do filme.

vou ver a versão de david ficher; o trailer está bastante apetecível.


»»»

. shut up about the victimizisation ! he almost killed you. he raped and murdered and he enjoyed it. he had the same chances as us to chose what he wanted to be. he was no victim. he was a sadistic motherfucker who hated women  .

»»»


4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Se já leste o livro, o filme actual vai saber-te a pouco. E mergulha nos outros dois livros, o último, para mim, é o melhor de todos. beijoca!

Rafeiro Perfumado disse...

Esta mensagem foi colocada por um robot. O meu amo e senhor manda dizer que ou tiras esta $&#%&$ da verificação das palavras ou tão cedo não faz a sua mijinha aqui!

barroca disse...

;P

barroca disse...

Já estou a ler o segundo; ah e o filme do Fincher, se ainda não viste, vê!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...