[ fenomenal ]
título original. godless.
género. western. drama. acção.
episódios. 7 (7h 32m)
ano. 2017
criador. scott frank.
protagonistas. jack o'connell. michelle dockery. scoot mcnairy. jeff daniels. merritt wever. tantoo cardinal. thomas brodie-sangster. kim coates. sam waterston. samuel marty. jeremy bobb.
godless / sem deus começa com a imagem de uma cidade devastada por um gangue de bandidos, cuja violência deixou para trás dezenas de homens, mulheres e crianças assassinados.
é esta cena que acolhe o marshall john cook (sam waterston, law & order) na sua chegada à cidade de creede, colorado, no rasto dos fora-da-lei.
Fonte: Google Images |
produzida por steven soderbergh (erin brockovich; ocean’s eleven) e criada, escrita e realizada por scott frank (get shorty; minority report), godless / sem deus, passada em 1884, tem como figura central roy goode (j. o’connell, skins), um bandido que abandona o seu gangue e se refugia numa pequena cidade habitada quase inteiramente por mulheres, trabalhando para uma viúva (michelle dockery, downtown abbey) que vive num rancho com a sogra e o filho índios.
roy é perseguido pelo líder do bando, frank griffin (j. daniels, dumb and dumber), um psicopata religioso que vê em roy o filho que não teve e que considera uma extensão de si mesmo.
Fonte: Google Images |
a série tem sete episódios e foi lançada na netflix em 2017, tendo sido votada como uma das melhores séries do ano pelo washington post e pela vanity fair.
eu vi-a este ano e está no primeiro lugar do meu “top 3” de 2023, seguida por dark winds e dead to me.
gosto muito de westerns (bone tomahawk; django libertado; true grit) e godless / sem deus é um de mão cheia, harmonizando a premissa clássica com algumas reviravoltas da fórmula.
Fonte: Google Images |
há uma galeria de personagens interessantes e situações muito bem construídas, interpretadas por um elenco sólido. o ritmo é o ideal, levando o seu tempo a desenvolver o enredo mas nunca descurando a acção.
sem surpresas, a série teve várias nomeações aos emmy nas categorias de interpretação, argumento, cinematografia e música; arrecadou os prémios de melhores actores secundários (jeff daniels como frank griffin e merritt wever como mary agnes, a irmã do xerife).
a ver, absolutamente.
. i've seen my death. this ain't it .
»»»