domingo, 30 de agosto de 2015

enquanto somos jovens

[ razoável ]

título original. while we're young.

género. comédia. drama.
duração. 97 min
ano.
 2014

realização e argumento. noah baumbach.

protagonistas. ben stiller. naomi watts. amanda seyfried. adam driver. charles grodin.
sinopse. um casal de meia idade vive conformado com a sua rotina até conhecer um casal mais novo que os leva a experimentar coisas novas. [imdb]
 
---

sou fã de ben stiller e naomi watts, ele por ter protagonizado alguns filmes bastante divertidos e ela por ser uma actriz versátil como poucas (faz comédias, dramas, indie, mainstream, you name it).


quando vi o trailer de enquanto somos jovens achei a ideia interessante. um casal de meia idade (stiller e watts) com um passado alternativo vê-se envelhecido e com um quotidiano convencional e igual a tantos outros. quando conhecem um casal mais novo (seyfried e driver) que lhes lembra como eles próprios eram há 20 anos, há uma quantidade de questões que vêm à tona: uma mistura de crise existencial e uma crise de meia-idade.


o tema da idade e o avançar da idade é sempre pertinente: todos nos identificamos com a velocidade a que os dias, meses, anos se sucedem e é sempre difícil constatar as marcas da passagem do tempo, quando "ainda ontem" isto e aquilo. num determinado dia, os nossos protagonistas apercebem-se de que o tempo passou a correr e que são dos poucos casais do grupo de amigos que não têm filhos e trabalham no ramo artístico (ela produz os documentários do pai e ele realiza documentários).


a entrada na sua vida de um casal mais novo (ele um realizador de documentários à procura do reconhecimento e ela uma cozinheira de gelados artesanais) vem abalar o cinzentismo dos dias e oferecer um escape às actividades mais aborrecidas com os amigos do costume.



não tardam a vir as discussões e as questões das escolhas feitas ("devíamos ter tido filhos?", "o meu trabalho é relevante?", "ainda sou desejável?") numa acção gradualmente desenxabida e sem interesse, onde as interpretações do elenco estão no mesmo patamar de um argumento morno que não desenvolve além do esperado. é pena, porque gostei mesmo da ideia, a concretização é que foi fraca; fica a intenção
»»»
. It's like their apartment is full of everything we once threw out, but it looks so good the way they have it.
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...