segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

o despertar

[ razoável ]

título original. the awakening.

género. thriller.
duração. 107 min
ano.
2011

realização. nick murphy. 
argumento. nick murphy. stephen volk.
protagonistas. rebecca hall. dominic west. imelda staunton. isaac hempstead wright.
sinopse. uma cientista é chamada para investigar estranhas ocorrências num orfanato de rapazes. [imdb]
 
---

inglaterra, 1921. no rescaldo da primeira guerra, as pessoas estão abertas a tudo, incluindo o mundo do sobrenatural. o país agarra-se às suas superstições e a ciência é pouco divulgada.


florence cathcart destaca-se por ser uma mulher instruída e por desmascarar charlatães que organizam "encontros espirituais" entre os sobreviventes e aqueles que já partiram, fingindo aparições e mensagens do além.

a "caça-fantasmas" é contactada por um professor de um orfanato masculino, onde as crianças estão aterrorizadas desde a morte, em circunstâncias estranhas, de um dos colegas. céptica, florence aceita ir, quanto mais não seja para provar que tem razão, mas o que vai encontrar levam-na a questionar tudo o que apregoa.


as cenas passadas desde a chegada de florence ao orfanato são atmosféricas e resultam muito bem, mas o filme vai perdendo interesse (e ambiente) à medida que se aproxima da recta final, tornando-se aborrecido até.
 
a fotografia é arrebatadora e rebecca hall e dominic west têm uma boa química, mas o ambiente gótico soa a falso e o tema já foi explorado antes e feito magistralmente em o orfanato.


o filme não é assustador, mas é um thriller razoável. a cinematografia e o elenco são bons, já a história sabe a pouco; o final é surpreendente e merecia um argumento mais sólido e interessante.

»»»
. without science, people don't believe in nothing; they believe in anything .
»»»

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...