domingo, 23 de junho de 2013

o tubarão


muito bom ]

título original. jaws.

género. thriller. terror.

duração. 124 min
ano.
1975
realização. steven spielberg.
argumentopeter benchley. carl gottlieb.
protagonistas. roy scheider. robert shaw. richard dreyfuss. lorraine garry.
sinopse. um gigantesco tubarão branco chega às praias de amity, semeando o pânico. cabe ao chefe de polícia lidar com a ameaça. [imdb-do-filme]

---

o tubarão / jaws é baseado no best-seller homónimo de peter benchley, que já tive oportunidade de ler e comentar no bué de livros. é um bom livro, que o autor estava longe de imaginar que resultasse no filme icónico de spielberg, uma verdadeira referência cinematográfica que influenciou milhões de espectadores.

este quint é mau como as cob..., err, os tubarões!

a acção passa-se na ilha de amity, uma estância balnear por excelência; os seus pacatos habitantes vivem para os meses em que os veraneantes enchem os hotéis, restaurantes e praias da localidade. quando uma jovem morre em circunstâncias invulgares numa das praias, o caso é desvalorizado e rapidamente esquecido, mas o chefe de polícia, brody, não desiste de investigar, mesmo quando começa a ser pressionado para ignorar o que se passa; recorrendo a dois especialistas, brody não desiste de procurar e caçar o grande tubarão branco que aterroriza as praias e restaurar a paz em amity. mas o "peixão" não é pêra doce e vai dar luta, numa autêntica odisseia.

por pior que seja a situação, há sempre alguém com sentido de humor
o tubarão / jaws é todo ele uma experiência: ao excelente elenco junta-se um descomunal tubarão mecânico - a estrela do filme -, criando um imaginário de que todos os tubarões são máquinas assassinas que passam o tempo a rondar a praia. a música criada por john williams ajuda a reforçar a ideia de um predador implacável, que pode surgir a qualquer momento e fazer-nos em farrapos, aliando magistralmente suspense e terror. ainda hoje, quase quatro décadas depois, o filme é criticado por ter enraizado essa ideia errada de tal forma que causou a captura ilegal de milhares de tubarões, mas a carreira de spielberg começou aqui, com este filme.

este blockbuster ainda permanece uns dos melhores filmes de spielberg. o uso genial dos ângulos (ponto de vista do tubarão), o trabalho de câmara (a cena de brody na praia), a fotografia, as frases memoráveis (umas quatro, pelo menos), robert shaw como quint, os pontos altos são tantos que o saldo final é estelar.

o tubarão / jaws é um clássico incontornável, tão especial no seu género que nunca me canso de o rever, um feito incrível.

»»»

. you're gonna need a bigger boat !

. and, you know, the thing about a shark... he's got lifeless eyes. black eyes. like a doll's eyes .

»»»


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...