terça-feira, 25 de dezembro de 2012

o hobbit: uma viagem inesperada



título original. THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY


realização. peter jackson.
argumento. fran walsh. peter jackson. guillermo del toro. philippa boyens.
protagonistas. martin freeman. ian mckellen. richard armitage. andy serkis. hugo weaving.
género. aventura.
duração. 169 min
ano.
2012
sinopse. seguimos a viagem de bilbo baggins numa jornada épica para reconquistar o reino dos anões das garras do dragão smaug. apesar do seu destino ser a montanha solitária, primeiro terão de escapar aos túneis dos gnomos, onde bilbo conhece uma criatura que irá mudar a sua vida para sempre… [imdb-do-filme]

avaliação
[ bom ]



o hobbit - uma viagem inesperada é o primeiro de uma trilogia, baseada no livro de culto de tolkien. depois do sucesso estrondoso d'o senhor dos anéis, peter jackson assume novamente a realização (e parte do argumento) deste filme, que serve como uma prequela à trilogia dos anéis, onde reconhecemos várias personagens e cenários.


mesmo para quem nunca leu nada de tolkien nem viu os filmes anteriores (difícil, a não ser que tenha hibernado durante mais de uma década), é difícil não ficar deslumbrado pela história, o ambiente e todo o elemento de fantasia. faz parte do nosso imaginário infantil as figuras de feiticeiros, dragões e lutas de espada, onde o bem triunfa sempre. ora, os filmes de jackson são ainda melhores, porque não só agradam a crianças como aos adultos, com acção, mitologia e imaginação a rodos e suficientes para agradar a todos, tenha-se lido a obra ou não.
xiiiii, no que ele se foi meter...
peter jackson oferece-nos três horas de filme, mas o condão é que não damos pelo tempo a passar (ok, sou suspeita, gostei do livro e é uma delícia ver a tecnologia dar vida à imaginação de uma forma que há 20 ou 30 anos seria impensável). o rigor e beleza dos cenários é de deixar cair o queixo e é emocionante reconhecer nomes (e caras) de personagens-chave: gandalf, bilbo, galadriel, saruman, frodo. mesmo sabendo o que vai acontecer, ficamos na expectativa se tudo irá correr bem e se bilbo vai conseguir sobreviver a tantas peripécias.

estou entusiasmada e ansiosa em ver o filme seguinte, mas teremos de esperar mais um aninho até ao segundo filme. a razão porque não dou pontuação máxima? o facto de me querer reservar para os filmes seguintes. afinal, o hobbit é um livro de 300 páginas que jackson tripartiu, ao passo que o senhor dos anéis somava um conjunto de mais de 1300 páginas; espero que valha a pena a espera e que jackson não "empastele" demasiado a história.


recomendado.

»»»

. loyalty, honor, a willing heart, i can ask no more than that .

»»»



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...