sábado, 21 de abril de 2012

visto do céu



título original. THE LOVELY BONES

realização. peter jackson.
argumento.
fran walsh. phillipa boyens.
protagonistas. mark walberg. rachel weisz. susan sarandon.
género.
thriller. drama.
duração. 135 min
ano.
2009
sinopse. susie salmon tinha 14 anos quando foi assassinada. após a sua morte, ela continua a vigiar a vida da família enquanto o seu assassino continua à solta. no céu, susie descobre que tem de escolher entre a sua ânsia de vingança e o desejo de ver a dor dos seus entes queridos sarar. [imdb-do-filme]

 

avaliação [ razoável ]


crítica. visto do céu / the lovely bones é a adaptação cinematográfica do best-seller de alice sebold. logo no início do filme, susie, a nossa narradora de serviço, revela-nos que foi assassinada por um vizinho e que passa o tempo, no seu céu, a ver os seus familiares a viverem uma existência que já não a inclui fisicamente mas onde é referida e recordada a toda a hora.

o filme levanta questões emocionais muito fortes e tem partes difíceis de ver, mas nunca chega perto da intensidade e força do livro; naturalmente, há várias omissões da história original e muitas cenas-chave não foram incluídas, mas o filme não é mau, embora fique muito aquém da obra em que se baseia.


o ponto forte de
visto do céu / the lovely bones é a dupla de actores stanley tucci (mr harvey) e a magnífica saoirse ronan (susie salmon), que têm a sorte de ver as suas personagens mais exploradas no argumento; os restantes actores têm papéis unidimensionais, uma sombra das personagens do livro; não nos preocupamos com eles nem têm grande peso nas cenas onde aparecem (exceptuando a veterana susan sarandon, que tem meia dúzia de cenas e pouco mais, que apesar de estereotipadas, sabem a pouco).


saoirse ronan é tão talentosa como deslumbrante e é perfeita como susie

peter jackson é um realizador muito talentoso, mas este filme é o pior que já vi dele. o material de origem é riquíssimo e quem vir o filme antes de ler o livro, arrisca-se a deixar escapar uma leitura fenomenal por culpa de uma adaptação tão estéril.

se não são demasiado sensíveis e um tema como a pedofilia mão vos intimida, devem ver o filme e perceber como a sensibilidade não tarda a aparecer, pois a forma como é retratada é (naturalmente) bastante incómoda; também o sentimento de perda da família salmon e o fim da inocência de susie arrepiam, mas, mais uma vez, nunca atingem a intensidade do livro.

esqueçam este título até lerem o livro; este sim, é indispensável.


»»»

. grandma lynn predicted i would live a long life because i had saved my brother. as usual, grandma lynn was wrong .

»»»


2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Acho que prefiro ler o livro. Quanto à escolha, suspeito que optaria pela vingança!

barroca disse...

o livro é fantástico, aconselho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...