quarta-feira, 12 de outubro de 2011

o vírus assassino


título original.
THE STAND (mini-série tv)

criado por.
stephen king.

elenco principal. stu redman (gary sinise). frannie goldsmith (molly ringwald). randall flagg (jamey sheridan). mother abigail (ruby dee). nick andros (rob lowe). nadine cross (laura san giocomo).


género. drama. terror.
ano.
1994

episódios. 04 (366 min)

sinopse. quando um vírus mortal dizima quase toda a população, os sobreviventes dividem-se em dois grupos: aqueles que seguem a bondosa mãe abigail e os que seguem randall flagg, um misterioso ser com a intenção de governar o mundo. a batalha final entre o bem e o mal torna-se inevitável. [imdb-da-série]


avaliação
[ fraco ]

crítica.  the stand  é a adaptação televisiva do livro homónimo de stephen king, tido como um dos seus melhores livros. eu não o li, mas acredito (e espero) que seja bastante melhor que a mini-série. datada dos anos 90, é formada por 4 episódios, que dividem a acção da história: the plague, the dreams, the betrayal e the stand.



apesar de tratar de um cenário pós-apocalíptico, em que um vírus extermina a grande maioria da população, sobrando umas poucas centenas de pessoas auto-imunes, este é somente o pano de fundo para a mensagem que stephen king quer passar.
até aqui tudo bem, porque abdico de efeitos especiais e eye candy em prol de um bom argumento.

o argumento é bom... mas descobri que também não chega se for só isso a aguentar tudo o resto. antes de mais, apesar de ser de 1994, todo o aspecto global soa a falso. desde os diálogos à cenografia, o que só posso atribuir a um orçamento limitado, passando pela escolha de alguns actores (e respectivo guarda-roupa), há cenas que são ridículas e dão para rir, o que cai mesmo mal quando estamos em clima de grande dramatismo (mas sai-nos uma gargalhada porque é mau demais). isto acontece muitas vezes em todos os episódios.


mesmo assim, vi-os a todos, à espera que ficasse um pouco melhor, o que não aconteceu. e quando o final chegou (a derradeira batalha do bem contra o mal), fiquei com a sensação (rara) de que perdi uma meia dúzia de horas à pala de uma série que mais parece uma caricatura de filmes beras
.

no final, salva-se alguma coisa: fica a vontade de ler o livro de king que originou uma mini-série para esquecer, verdadeiramente deplorável.


nota: este ano, saíram notícias sobre uma adaptação do livro ao cinema, quiçá uma trilogia. valha-nos o altíssimo.

»»»


. randall flagg: it is therefore required you watch this execution... those of you with small children are excused .


. randall flagg: come down and eat chicken with me beautiful. it's soooooo dark .


. harold:
i spent most of my life feeling like the only cro magnon in a herd of thundering neanderthals .
»»»



2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Curioso, acabei agora de ler uma trilogia onde falam do altíssimo, A Casa do Rei Dragão. Jazus, que escrita mais naif... Quanto a esta série, não me parece que vá perder tempo com ela. Beijoca!

barroca disse...

Se é do Lawhead, já li. Fraquito, sim. Lê o Bernard Cornwell que ficas muito melhor servido (aconselho a trilogia Crónicas do Senhor da Guerra).

Esta série é tão má como a participação que o Stephen King lá faz... Apre! :*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...