segunda-feira, 10 de outubro de 2011

meia-noite em paris


título original. MIDNIGHT IN PARIS

realização e argumento.
woody allen.
protagonistas.
owen wilson. marion cottilard. kathy bates.


género.
comédia. romance.
duração. 94 min
ano.
2011

sinopse. um casal de noivos viaja até paris com a família, e durante a sua estadia vai viver um conjunto de experiências que lhes muda a vida. [site-oficial-do-filme]

avaliação [ bom ]



crítica.  meia-noite em paris traz-nos de volta um woody allen em boa forma. os seus argumentos são sempre credíveis e os seus diálogos invejáveis. é tudo tão natural e realista que cada filme é garante de bom cinema. a isto junta-se sempre um leque de actores conceituados, que dão mais peso ao filme mas onde também temos oportunidade de os vermos num registo diferente.

neste filme, conhecemos gil e inez, um casal de casamento marcado, que viaja até paris com a família dela, que por acaso embirra com o noivo. ao início, ainda tentam fazer actividades juntos, mas percebe-se que o ambiente é sempre muito tenso e forçado. a juntar a isso, os noivos não convivem harmoniosamente, com inez a menosprezar as aspirações literárias de gil e irritada com as propostas deste de se mudarem para paris.

assim, gil, prefere passear por paris sozinho, à noite, sonhando com os anos 20 da cidade, os quais considera o período áureo, numa época onde paris efervescia com o charleston, a música de cole porter e o convívio conjunto de personalidades icónicas como hemingway, dalí e pablo picasso. tanto sonha com isso que se vê transportado para lá, vivendo uma experiência que lhe muda a vida radicalmente.

são escassos os minutos em que aparece, mas brody arrebata-nos!

uma das coisas que me atrai no cinema de woody allen é a naturalidade com que mistura o peculiar com o caricato, envolto em graça e descontracção. por mais questionáveis que sejam as situações, aceitamo-las com naturalidade e vemos o desenrolar com gosto.

meia-noite em paris é um filme a ver, bem disposto mas com uma mensagem que dá que pensar: vivemos na ilusão que o passado foi muitas vezes melhor que o presente, ao ponto de não investirmos neste, mesmo que a nossa felicidade se ressinta.

recomendo.


»»»


. you always take the side of the help. that's why daddy says you're a communist .

. that's what the present is. it's a little unsatisfying because life is unsatisfying
.

»»»


4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Este já vi e concordo, é um filme muito bom. Beijoca!

barroca disse...

O Woody é fixe! ^^

beijinho.

Vespinha disse...

Não consigo não gostar de um único filme dele. O homem é genial!

barroca disse...

e tem um humor fantástico; também sou fã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...