quinta-feira, 5 de maio de 2011

o segredo dos seus olhos


título original.
EL SECRETO DE SUS OJOS

realização.
juan josé campanella.

argumento. juan josé campanella. eduardo sacheri.
protagonistas. ricardo darín. soledad villamil. pablo rago.

género.
 
drama. romance.
duração. 129 min
ano.
2009

sinopse. um investigador federal na reforma decide retomar a investigação de um crime, passado há 25 anos, que ficou por resolver. acaba por revisitar as suas memórias de amizade, paixão e morte, acrescentando novos dados ao caso. {página-oficial-do-filme}


avaliação
[ obra-prima do cinema ]

crítica.  tenho o preconceito de associar filmes estrangeiros a secas (por experiência própria), e nem o facto deste filme ter ganho o óscar de melhor filme estrangeiro (e o goya, aka óscares de nuestros hermanos) chegaria para me convencer, mas em passeatas pelo tubo, calhou ver o trailer desta jóia e... my gain.

o segredo dos seus olhos é tudo o que eu poderia esperar de um filme e mais ainda. todas as cenas, diálogos e interacção das personagens são bons, coerentes, executados com mestria, da realização aos actores. mistura habilmente mistério, drama, romance, sem esquecer o humor: perfeito para mim.


extremamente bem narrada, a história agarra-nos desde o início e ficamos fascinados com a acção, que é credível e realista (como as cenas passadas no ministério público, as relações entre subordinados e chefes, os "desenrascanços" do protagonista, etc).


se acham que ele está a espreitar-lhe o decote...
são buéréré de perpicazes (viva os óscares!)


é para isto que existe o cinema; num espaço de 2 horas, ri, emocionei-me, mandei bitaites, as emoções foram mais do que muitas. o filme tem uma mensagem belíssima, é portentoso. tem o condão de retratar o ser humano ao pormenor: o vício, a amizade, a tragédia, a dor, as conveniências versus os desejos, tudo isto cabe n' o segredo dos seus olhos.

se virem o trailer e mesmo assim não o quiserem ver, passa-vos um filme magnífico ao lado. your loss.

»»»


. l
a verdad es que no sé que hacer. morales cada día que pasa esta peor, el asesino sabe que lo estamos buscando, tengo un juez que es un estúpido, a irene la quiero matar. y el único tipo en el que confío en este mundo es un borracho, un pelotudo de mierda.

»»»





2 comentários:

o filme da minha vida disse...

Pois, infelizmente muitos são aqueles que têm preconceitos com filmes de língua não inglesa. E é pena, porque por aí se faz muitos bons filmes estrangeiros e este é um deles. É na minha opinião um dos melhores filmes que vi ao longo do ano de 2010. Foi uma grande surpresa. Adorei mesmo o filme!!

barroca disse...

Estou a melhorar esse aspecto, sabes? Acho que tudo começou quando vi o Swimming Pool já lá vão uns anos; achei-o muito bom e apesar de francês, tem um andamento e diálogos em inglês. Foi como que a minha introdução aos filmes estrangeiros e dos poucos filmes que revi até hoje. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...