domingo, 20 de janeiro de 2013

a casa na floresta


[ bom ]

título original. the cabin in the woods.

género. terror.

duração. 95 min
ano.
2011
realização. drew goddard.
argumento. drew goddard. joss whedon.

protagonistas. chris hemsworth. anna hutchison. kristen connolly. richard jenkins.
sinopse. cinco amigos planeiam uma escapadela, no meio da natureza, para descontrair da rotina universitária. o que os espera não é um fim-de-semana normal. [imdb-do-filme]

---

a casa na floresta é uma reviravolta original e bem-vinda ao já muito batido género de terror. pega nos habituais clichés usados em 1001 filmes, refina-os e usa-os um nobre objectivo: salvar o mundo. do quê? de quem? dos deuses antigos, que o destruirão se não forem apaziguados com sacrifícios humanos. tão simples como um filme de james bond, que também salva sempre o mundo do extermínio promovido por uma mente com complexo de deus.



partindo das variações dos estereótipos da virgem ingénua, a amiga badalhoca, o desportista bonzão, o intelectual sabichão e o amigalhaço ganzado, um fim-de-semana numa cabana no meio da natureza é manipulado de forma a que os jovens escolham a forma como vão morrer. confuso? tudo é explicado no filme. curiosos? vejam o filme.


por detrás de tudo está uma moderna, competente e acutilante equipa de engenheiros e técnicos, cujo objectivo é manterem a ordem natural, certificando-se que o equilíbrio é mantido. como? ver o primeiro parágrafo sobre os deuses antigos bué poderosos. como o fazem? recorrendo a hologramas, câmaras, gás e substâncias psicotrópicas
.




claro está que os jovens têm uma hipótese... ainda que condicionada. no início da viagem, têm alguma hipótese de escapar, porque são avisados. mas algumas escolhas estão viciadas, até porque a malta é jovem e tem as hormonas ao saltos, quer bebedeira e sexo. mas podem escolher se quem serem mortos por uma cobra gigante, zombies, extra-terrestres ou um sereio... very nonsense.


mais do que um filme de terror, a casa na floresta é uma sátira do género. sermos assustados enquanto rimos é eficaz, ainda mais quando é feito com imaginação e bons actores. vejam, não se vão arrepender.

»»»

. yes, you had "zombies." but this is "zombie redneck torture family." entirely separate thing. it's like the difference between an elephant and an elephant seal .

»»»

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...