domingo, 27 de outubro de 2013

a mulher de negro

[ razoável ]

título original. the woman in black.

género. thriller.
duração. 95 min
ano.
2012

realização. james watkins. 
argumento. jane goldman.
protagonistas. daniel radcliffe. janet mcteer. ciaran hinds. mary stockley.
sinopse. o jovem advogado arthur kipps é forçado a viajar até crythin gifford, para tratar de questões sucessórias. lá descobre segredos obscuros do passado dos habitantes da aldeia e de uma misteriosa mulher de negro. [imdb]
 
---

a mulher de negro foi o primeiro filme de daniel radcliffe depois de terminar as filmagens da saga harry potter; é baseado no romance gótico de susan hill com o mesmo nome, escrito em 1983.

radcliffe não podia ter escolhido uma personagem mais distinta do jovem harry. arthur kipps é um jovem advogado na competitiva londres, viúvo e com um filho a cargo; não se pode dar ao luxo de recusar os casos que aparecem, por isso quando a proprietária da sinistra mansão de eel marsh morre sem descendência, cabe a arthur deslocar-se à casa e encontrar, e ler, toda a documentação existente no local.



o filme, passado em 1915-1916, na época eduardiana, centra-se na sombria vila de crythin gifford, onde os habitantes têm cara fechada, falam pouco e são pouco cooperantes. a chegada de uma cara nova não é bem acolhida, e arthur começa a ouvir rumores supersticiosos do fantasma de uma mulher de negro, que assombra a aldeia há anos. a única cara amiga é daily, um abastado homem de negócios que aprecia a companhia de arthur mas que carrega um desgosto comum a muitos habitantes da vila: perdeu o filho quando este ainda era criança.


desde o início que a atmosfera do filme é bem demarcada: sombria, inquietante, agoirenta. esse é um dos aspectos positivos e melhor feitos do filme; dá gosto explorar os cenários com o protagonista e adivinhar o que poderão esconder as trombas fechadas dos habitantes e a fachada escura de eel marsh. os primeiros 30 a 35 minutos do filme são bons, deliciosos até, mas não demora muito até perder fôlego.



a previsibilidade do filme em nada afecta a sua atmosfera e a excelente interpretação de daniel radcliffe, num filme que "joga" com muitos silêncios e alguns simbolismos, recorrendo à expressividade do actor para transmitir medo e desorientação.

a mulher de negro salda positivo na conclusão, graças a um final pouco convencional e refrescante, o que juntando a um bom início, o torna um filme interessante. o que está pelo meio é menos bom, mas aceitável.

um filme a ver num dia chuvoso, com ou sem pipocas.


»»»
. i will never forgive .
»»»




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...