domingo, 21 de fevereiro de 2016

blue jasmine

[ bom ]

título original. blue jasmine.

género. drama.
duração. 98 min
ano.
 2013

realização e argumento. woody allen.

protagonistas. cate blanchett. alec baldwin. sally hawkins. louis c k.
sinopse. uma mulher rica perde todo o seu dinheiro e é obrigada a morar numa casa muito mais modesta, ao mesmo tempo que tem de encontrar trabalho e voltar a pôr ordem na sua vida. [imdb]
 
---

woody allen cumpre o habitual numa já longa e recheada carreira: bons diálogos, elenco cinco estrelas e uma crítica certeira. as suas personagens movem-se num palco real, o quotidiano das pessoas comuns, e ver blue jasmine é voltar ao universo de allen com um sorriso.

blue jasmine rendeu à talentosa cate blanchett inúmeros prémios. ela é a antítese da heroína, uma dondoca caída em desgraça quando o marido é preso por fraude e desvio de dinheiro (a lembrar o caso madoff). jasmine (nascida jeanette) french vê-se na penúria, sem dinheiro nem património, movida a antidepressivos e álcool, obrigada a trabalhar para se sustentar.



cedo percebemos que a vida de jasmine até então, apesar de confortável, foi uma cedência consciente ao conforto e ao luxo, indiferente (e nem sempre ignorante) às infidelidades e às negociatas dúbias do marido; em troca de roupas caras e um estilo de vida indolente, jasmine tudo permitiu, ao ponto de perder a identidade quando fica na miséria. nessa altura, apenas pode contar com a irmã, ela própria uma vítima dos esquemas cunhado no passado, mas que nunca vira as costas a jasmine.


sou fã do cinema de woody allen; adoro como ele pega em pessoas comuns e as torna únicas e interessantes mesmo quando confrontadas com situações banais. blue jasmine é profundo e comovente e o elenco é fantástico; tudo flui com naturalidade e a protagonista é tão real que sentimos por ela uma mistura de sentimentos, onde o talento de cate blanchett se destaca como um farol. bom filme.

»»»
. can you please not fight in here? i don't think i can take it. for some reason, my xanax isn't kicking in .
»»»

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

transamerica

[ bom ]

título original. transamerica.

género. drama.
duração. 103 min
ano.
 2005

realização e argumento. duncan tucker.

protagonistas. felicity huffman. kevin zegers. stella maeve. elizabeth peña.
sinopse. bree é uma transsexual que, a dias de se tornar uma mulher a 100%, socorre toby, um adolescente que sonha encontrar-se com o pai que nunca conheceu. os dois partem juntos, numa viagem de carro, sem que o rapaz saiba que bree é o seu pai. [imdb]
 
---

bree é uma transsexual a dias de fazer a operação definitiva que a tornará numa mulher. seguida de perto por psicólogos, que a acompanham na transição de sexo, segue segura na sua resolução. até ao dia em que recebe um telefonema que a destabiliza: descobre que tem um filho, cuja existência desconhecia, nascido numa altura em que bree era stanley.


uma das terapeutas que a segue é peremptória:
bree deve conhecer o filho e fechar esse capítulo antes de seguir em frente. o incentivo? a operação final fica adiada até que o faça. bree faz-se então passar por uma assistente social cristã e paga a caução de toby, que confidencia que quer seguir até los angeles.


juntos, fazem a road trip e são nessas cenas que se concentra o núcleo emocional do filme. vamos conhecendo o passado e as provações dos protagonistas e o que os motiva, as pessoas que têm nas suas vidas e como todos lidam com as suas desilusões e sucessos, com a diferença que os protagonistas são uma transsexual e o seu filho prostituto em vez dos habituais rebeldes sem causa\timas de crises de meia idade\intelectuais incompreendidos que habitualmente populam este género de filme.


transamerica é um filme despretensioso apesar da temática. gostei do ritmo, dos diálogos e adorei a felicity huffman, que só conhecia da série donas de casa desesperadas, da qual não sou fã, embora tente ver um episódio de vez em quando para ver se a coisa se compõe (ná!). vejam, é bom.

»»»
. my body may be a work-in-progress, but there is nothing wrong with my soul .
»»»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...